Localizado em Curitiba, Paraná, este apartamento de 190m², com intervenção do estúdio NK Arquitetura, foi trabalhado para um casal, médicos de profissão, que sonhava com uma casa mais funcional e, ao mesmo tempo, confortável. refúgio urbano
Descobriram o trabalho do atelier através das redes sociais, inspirados por projetos anteriores e com o estilo das criações das arquitetas de Nicolle Nogueira e Katherine Heim Weber, decidiram que seriam elas a transformar os seus sonhos em realidade.
Tinham expectativas de espaços com tons mais claros, que transmitissem uma atmosfera elegante, mas também desejavam adicionar toques de cor através de obras de arte. Era ainda importante dar prioridade ao lado funcional da casa, desde a disposição dos móveis até a escolha dos materiais. Nesta linha, cada detalhe foi cuidadosamente pensado para garantir não apenas um ambiente esteticamente agradável, mas igualmente adaptado às necessidades da vida quotidiana. refúgio urbano
A nova casa representava assim a realização de um sonho para este casal. Para ultrapassarem os constrangimentos das suas atribuladas atividades profissionais, buscavam mais do que uma simples residência, um verdadeiro refúgio. Um lugar onde pudessem desconectar-se do mundo exterior e encontrar paz e tranquilidade, após longos dias de trabalho, recarregar as energias e desfrutar de momentos preciosos juntos. refúgio urbano
O atelier iniciou o projeto enquanto a obra do edifício ainda estava em andamento, o que permitiu personalizar aspetos relacionados com a estrutura – desde iluminação, revestimento até à hidráulica. Essa oportunidade permitiu adaptar cada detalhe em função das necessidades específicas dos clientes, proporcionando um resultado à medida e atendendo integralmente às suas expectativas.
A busca por inspiração levou as arquitetas a incorporar materiais com uma estética mais atual, como o cimento, combinado com elementos naturais que acrescentam calor e conforto ao ambiente. Ao selecionar os materiais de revestimentos, deram prioridade à durabilidade e funcionalidade de cada um. E embora tenham optado por uma parede em cimento, esta foi estrategicamente posicionada.
A curadoria das obras de arte é composta por criações de artistas paranaenses, da Galeria Zilda Fraletti, peças ricas em diversidade e talento local. Também incluíram peças de design brasileiro, como as do Estúdio Bola e de Luan Del Savio, que adicionam sofisticação ao ambiente. Muitos objetos de decoração oriundos da curadoria brasileira da Ôda Design marcam também a ‘brasilidade’ no espaço. Essa mistura de talentos regionais e nacionais não apenas enriquece visualmente a casa, como valoriza e promove a arte e o design brasileiros.
A sala de estar, integrada com a área de jantar e cozinha, possui traços simples, porém marcantes, criando um ambiente acolhedor e convidativo. A vista para as araucárias, árvore dominante na região do Paraná, no exterior do apartamento, torna-se parte integrante da paisagem dentro de casa, transformando-se numa espécie de quadro natural emoldurado pelas janelas.
Todas as casas de banho foram concebidas de forma distinta. Utilizaram-se diferentes revestimentos e combinações, refletindo as múltiplas inspirações e preferências dos clientes, que optaram por criar em cada ambiente um estilo único e exclusivo.
Os quartos, por sua vez, foram projetados com atenção especial para refletir a personalidade e proporcionar aconchego aos ocupantes. Cada um possui a sua própria identidade, criando espaços íntimos e confortáveis que atendem às necessidades individuais dos moradores.
Texto: de acordo com memória descritiva
Fotos: Eduardo Macarios