A arquiteta de interiores brasileira, Aline Borges, apresentou na última edição da CasaCor São Paulo 2024, o projeto O Sertão É Dentro da Gente.
A arquiteta elaborou uma casa de banho que é uma ode ao sertão brasileiro, região de onde é natural, num espaço que é entrelaçado de nuances de modernidade e sustentabilidade. casa de banho
Em O Sertão É Dentro da Gente, a tradicional rusticidade sertaneja encontra a elegância contemporânea, numa área de 55m² que transcende o próprio conceito de uma casa de banho pública enriquecida com uma zona para amamentação. casa de banho
Inspirada na essência do romance clássico “O Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa, e nas raízes familiares da arquiteta, esta casa de banho é uma viagem sensorial ao coração do sertão. “Um ambiente que honra tradições e explora a materialidade da arquitetura raiz do norte de Minas, que tem a terra como principal matéria-prima”, refere Aline Borges.
Com a terra como elemento central, materiais naturais e ancestrais a comporem o espaço, há igualmente um aspeto vernacular que é tanto rudimentar como contemporâneo. “Esta estética é complementada pela arte de Speto, cujo mural é uma janela para a alma sertaneja”, explica a arquiteta.
Logo na entrada, uma parede curva em pedra guia os visitantes para um corredor onde a luz suave evidencia a riqueza dos detalhes nas superfícies rústicas. As paredes de taipa e o piso de Travertino Arenado evidenciam a inspiração natural. Os materiais estendem-se às bancadas que fazem um contraponto à modernidade com as louças e metais da Deca. O teto é revestido por vigas de madeira, emoldurando todo o espaço. casa de banho
Os móveis em madeira marcam presença no espaço das cabines, com formas que remetem ao relaxamento, acrescentando um toque de simplicidade e beleza funcional, reforçando o vínculo com as raízes culturais do Brasil.
Na área de amamentação, a privacidade é a prioridade. Um móvel de amamentação de linhas direitas e paleta neutra garante conforto e serenidade, essenciais para esse momento. Já o paisagismo assinado por Gabi Piccino assinala a diversidade de espécies encontradas no sertão brasileiro, evidenciando a arquitetura de interiores.
Em O Sertão É Dentro da Gente, a sustentabilidade é mais do que um conceito. A escolha de materiais de baixo impacto ambiental e técnicas construtivas sustentáveis refletem um compromisso com a geração mínima de resíduos. A natureza cíclica do design incentiva o visitante a contemplar práticas de consumo responsável e consciente.
“Este espaço é uma celebração do agora, onde a ancestralidade se encontra com o futuro para tecer histórias que pavimentam o nosso presente. É uma experiência imersiva, que ressalta a importância do legado cultural e ambiental, desenhando um futuro em que as histórias do sertão continuam a pulsar em cada um de nós”, conclui.
A CasaCor é um evento brasileiro reconhecido como uma das mais completas plataformas culturais de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores do continente americano. Reúne, anualmente, credenciados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2024 chegou à sua 37ª edição em São Paulo.
Fotos: MCA Estúdio
Texto: de acordo com memória descritiva.