- O VAL FARMHOUSE (Monforte)
Inserido na Herdade de Vale Guardez, de 95 hectares, O Val Farmhouse, projeto de turismo criativo de Marta Menéres, divide-se em duas partes: a antiga casa de família, totalmente recuperada para receber até 10 pessoas, e a antiga zona agrícola e de tratamento de gado, renovada e adaptada para acolher workshops e retiros criativos.
Criatividade aqui não falta. Das serigrafias de Carolina Maria e Sílvia Lézico (nos quartos) à piscina com intervenção artística de Mantraste, numa homenagem às mulheres da apanha da azeitona.
Os ambientes interiores e exteriores têm a assinatura de Sam Baron. Para breve, está ainda previsto um alojamento para residências artísticas.
2. CASA AZ-ZAGAL (Sousel)
Na aldeia da Casa Branca, uma antiga casa senhorial, construída em 1924, foi totalmente reabilitada para dar lugar à Casa Az-Zagal, nome que remete para a Quinta do Zagalo, propriedade agrícola da região datada do século XV.
Membro da Unlock Boutique Hotels, este projeto de turismo rural oferece 13 quartos e suítes, distribuídos por três pisos, e diversas áreas comuns. A decoração dos interiores resulta da fusão entre a herança árabe e a cultura alentejana.
Lá fora, destaque para a piscina de água salgada. O restaurante, situado nas antigas cavalariças da casa, tem carta da chef Célia Delgado que aposta nos produtos locais e sabores do Alentejo.
3. RESERVA PERDIGANITO (Évora)
O Octant Évora acaba de inaugurar a Reserva Perdiganito, uma nova valência da unidade hoteleira, localizada na Herdade do Perdiganito.
Com um total de seis hectares, a mais recente área exterior do hotel foi desenhada pela arquiteta Teresa Barão a pensar na vida ao ar livre, tanto de crianças (baloiços, casinhas de madeira, pontes suspensas) como de adultos (cinco áreas distintas interligadas por trilhos pedonais, onde acontecem refeições, aulas de ioga ou provas de vinhos).
Há ainda cabanas com baloiço, uma torre de observação e atividades várias (caso de passeios a cavalo, de balão ou bicicleta).
4. PRAIA DO CANAL (Aljezur)
Embora pertencente ao distrito de Faro, Aljezur faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, fazendo mais a norte fronteira com o Alentejo. É a cerca de dez quilómetros de Aljezur que acaba de abrir o Praia do Canal Nature Retreat, um novo resort de cinco estrelas com 56 alojamentos, de diferentes tipologias (quartos deluxe e suítes).
A gastronomia é assegurada pelos restaurantes Azeitona (cozinha portuguesa com um toque contemporâneo) e Zimbro (à beira da piscina exterior aquecida).
A nova unidade hoteleira dispõe ainda de bar, Spa e ginásio, bem como de vistas panorâmicas sobre o vale com o Oceano Atlântico no horizonte.
5. MUTE HOSTEL (Vila Nova de Milfontes)
Fundada pelo ator Tiago Teotónio Pereira e três amigos, a marca MUTE (thisismute.com) decidiu estender a experiência hoteleira, já aplicada ao hostel aberto em Porto Covo em 2021, a Vila Nova de Mil Fontes.
Localizado a apenas cinco minutos a pé da Praia da Franquia, o novo MUTE foi inaugurado em junho e oferece diferentes quartos (familiar, duplo ou twin, dormitório feminino e misto), opções de pequeno-almoço, área exterior com vista para o mar e restaurante a cargo do famoso Porto das Barcas.
Segundo os fundadores, “o design e a arquitetura do espaço são orientados para os momentos em comunidade, desconectados do mundo exterior”.
6. PA.TE.OS (Melides)
Projetados pelo arquiteto Manuel Aires Mateus, os Pa.te.os, compostos por quatro casas independentes, com diferentes tipologias e tamanhos (entre os 85m2 e 208m2), reinterpretam a tradição, apresentando uma visão contemporânea do que é uma casa alentejana, inserida numa propriedade rural com cerca de 80 hectares.
A piscina exterior aquecida serve de elo de ligação aos quatro volumes, todos eles rodeados por pátios.
O design de interiores reflete o bom gosto de Miguel e Sofia Charters, proprietários e mentores do projeto que foi recentemente eleito o Melhor Hotel de Design & Arquitetura 2024 nos prémios da Condé Nast Traveler de Espanha.
7. LILASES BOUTIQUE HOUSE & GARDEN (Mora)
No centro da vila de Mora, o Lilases Boutique House & Garden nasceu da recuperação de uma casa senhorial do século XIX, construída em 1898 como residência de uma família nobre de agricultores e, posteriormente, transformada no hotel Solar dos Lilases.
O alojamento dispõe de 16 quartos, distribuídos por três pisos, piscina exterior, jardim com vista para a planície, terraço e restaurante para experimentar o melhor da gastronomia alentejana.
Entre as atividades de caráter sazonal, destaque para a apanha de cogumelos silvestres e tubaras, assim como para a colheita da azeitona, que ocorre entre outubro e novembro.
FOTOS: cedidas