Rio de Janeiro: apartamento com atmosfera de galeria de arte
Apartamento de 120m2 repleto de objetos, livros, obras de arte e mobiliário assinado. Projeto de renovação e decoração do arquiteto Guilherme Torres.
O fotógrafo Denilson Machado entregou o projeto de renovação e decoração do seu apartamento, localizado no Rio de Janeiro, Brasil, a um amigo de longa data: o arquiteto Guilherme Torres.
O proprietário pretendia que a sua casa tivesse a atmosfera de uma galeria de arte com uma base neutra para exibir a sua coleção de objetos, livros e obras de artistas como Burle Marx, Athos Bulcão, Adriana Varejão, Daniel Senise, Marepe e Rivane Neuenschwander.
Destaque ainda para o mobiliário de designers brasileiros, como Jader Almeida e Joaquim Tenreiro, ícones do design assinados por Jean Prouvé e elementos trazidos de viagens.
A arquitetura de interiores apostou na filosofia minimalista e em paredes que se assumem como uma tela em branco. “A partir dela, distribuímos o mobiliário e as obras, numa ambientação que resultou, em contraste, maximalista”, explica o responsável pelo projeto.
A iluminação, cuidadosamente pensada, ganha especial importância e protagonismo, lembrando os museus, com luzes direcionadas às obras, por forma a valorizá-las e transformá-las no centro das atenções do espaço.