Duas salas, dois estilos, duas interpretações. A primeira privilegia os tons terra e potencia um espaço sensitivo que respira luxo e serenidade. A segunda quer-se versátil e funcional. Ambos os projetos foram apresentados, já este ano, na última edição da Casa Decor Madrid.
No primeiro, o principal objetivo da intervenção foi harmonizar a estética com a acústica. Sediado em Madrid, o Estudo Alegría foi desafiado a conciliar tecnologia – som e imagem Bang & Olufsen – com o design de interiores, numa experiência destinada a despertar os sentidos. Segundo o estúdio: “Foi criada uma fusão vanguardista entre tecnologia audiovisual e design, num equilíbrio alcançado através de uma meticulosa seleção de mobiliário, materiais, tecidos e revestimentos.”
Foi utilizado nesta sala mobiliário em madeira da Fucking Wood, o sistema de iluminação a LED é da Häfele, painéis para decoração Alvic e domótica (sistema de controlo de iluminação e cortinados) da Lutron.
A paleta de cores reforço o luxo contido da sala. Destacam-se os tons ligados à terra conjugados com discretos detalhes dourados, o que intensifica a experiência audiovisual, da B&O, e a atmosfera de um luxo discreto Aqui não se sentiu a necessidade de recorrer a pormenores estéticos excêntricos para o espaço brilhar.
A tecnologia audiovisual integra-se plenamente no ambiente e contribui para a decoração do mesmo, já que o equipamento selecionado é esteticamente exigente e elegante.
Já nesta sala, o objetivo é outro. No espaço patrocinado pelo El Corte Inglés da Casa Decor Madrid, edição 2024, projetou-se uma sala comum destinada a fazer face a necessidades fundamentais numa casa, agrupadas em dois elementos: viver e trabalhar. Em apenas 28m2, o Decor Studio do ECI, em colaboração com a decoradora Marta Ureta, criou um espaço que dá resposta a diversas valências, do convívio ao trabalho até à alimentação. Todas as peças ali integradas tiveram como principal função proporcionar o maior conforto possível.
Do papel de parede ao mobiliário e acessórios, todos os elementos selecionados, que pertencem às coleções do El Corte Inglés, procuram responder às necessidades dos habitantes, que num espaço limitado precisam de conjugar funcionalidade e estética.
Acolhedora à vista, parece que foi conseguida com sucesso a premissa de proporcionar conforto a quem hipoteticamente irá usufruir desta sala multifunções. O mobiliário selecionado quer-se versátil, com materiais leves, sustentáveis e até pode mesmo ganhar novas funções ao ser instalado noutros ambientes da casa.
Fotos: Nacho Uribe.