O bem-estar numa casa depende de muitos fatores, alguns de ordem subjetiva e até emocional, outros, no entanto, estendem-se à generalidade das habitações. E numa altura em que as temperaturas começam a baixar, equipar os interiores com determinados elementos contribui para aumentar a sensação de conforto. Muitos deles são práticos e fáceis de adquirir, já que não implicam grande investimento, por isso, iremos aqui referir alguns. Códigos de conforto
Almofadas
Sentar-se num sofá inundado de almofadas, caso este da Kave Home, aqui na foto, é uma experiência sempre agradável. Elas são um veículo de conforto, tanto do ponto de vista físico, enquanto apoio ergonómico extra, como visual. Tornam as salas acolhedoras, aumentam a sensação de calor, são ótimas para relaxar e bem versáteis. Códigos de conforto
Cores
As cores influenciam diretamente os estados de espírito. Cores suaves transmitem serenidade e bem-estar, boas para aplicar em quartos, como o caso deste da La Redoute. Use e abuse de tons terrosos, nude, brancos e beges, especialmente dirigidos para habitantes que gostam de um tipo de decoração mais linear e sem arriscar muito. Códigos de conforto
Iluminação
A importância de um espaço bem iluminado é um dos segredos para uma casa confortável. Há muitas variantes, de acordo com os objetivos que pretende alcançar, mas ter no mesmo espaço diversas composições de candeeiros e com diferentes funções – como na fotografia que aqui se mostra da marca Gubi – potencia o bem-estar. Lâmpadas de luz quente são mais acolhedoras e ideais para salas e quartos, mas há quem prefira a luz branca, sobretudo nas áreas de trabalho como escritórios ou cozinhas.
Mantas
Atingir o conforto em casa vai além do mobiliário, das peças decorativas e até de uma adequada climatização interior, mas há um elemento quase indispensável, uma companhia que não se descarta em serões de inverno. O que seria de uma casa sem têxteis – na foto, quarto da Hôma – quentes e aconchegantes, como aquela manta acolhedora que queremos sempre ter ali à mão.
Tapetes
Ainda na categoria dos têxteis, os tapetes são aquele detalhe que pode fazer a diferença no design de interiores, dão aquele remate final de conforto, o que torna qualquer casa mais acolhedora, veja-se, por exemplo, na foto, o exemplo desta sala da HK Living.
A escolha é variada e dá resposta a todos os gostos. Existem tapetes versáteis que podem ser usados tanto dentro como fora de casa e o mercado não desiste de lançar modelos cada vez mais criativos e com materiais inovadores e sustentáveis.
Materiais
Tecidos suaves, como aquele que se mostra na imagem (pufe triangular modular para sofá da marca Sklum) e agradáveis ao toque proporcionam bem-estar. A textura, macia e aconchegante, também conta quando se pretende apostar em ambientes com maior conforto.
Madeiras
É um daqueles materiais que mais se aplicam numa casa e a razão é evidente: a madeira é conhecida pela sua capacidade de aquecer visualmente um ambiente, aumenta a sensação de calor natural, tornando os espaços mais convidativos e aconchegantes. Seja como pavimento ou revestimento, seja em mobiliário, a madeira é indispensável numa casa. Trata-se ainda de um excelente isolador térmico e ajuda a manter estável a temperatura de um ambiente.
Tintas
Cores quentes aplicadas mesmo em zonas de trabalho, como é o caso desta cozinha, onde foi selecionado para as paredes um tom ocre da marca Dyrup, criam ambientes naturais, relaxantes e aquela sensação de calor natural, ao invés do sempre mais frio branco.