Localizado na Foz do Douro, este apartamento, com uma área total de 230m², distribuídos por dois pisos, estando o andar superior reservado à sala e cozinha e o inferior às zonas mais íntimas da casa, foi adquirido ainda em fase de construção por um casal jovem e está inserido num condomínio residencial de luxo, promovido pela SVIC Investimentos, com projeto arquitetónico da responsabilidade do ateliê NN Arquitectura e Planeamento.
“O espaço é marcado por amplas e generosas divisões, uma paisagem deslumbrante sobre o mar e excelente exposição solar”, observam Ana Alves e Margarida Barbosa, da Quinze e Meio, responsáveis pela composição dos interiores. “O objetivo base da nossa intervenção passou por preservar a amplitude e leveza do espaço, assim como a coerência e neutralidade nas tonalidades e nos materiais eleitos, que nos transportam para um ambiente relaxante”, continua a dupla de profissionais.
Os principais destaques vão para a madeira, aplicada nos painéis ripados desenhados pela Quinze e Meio, as texturas naturais (“como palhinha, tecidos alinhados, bouclés e aveludados”), o mobiliário feito sob medida, os apontamentos de design, aqui e ali, e as obras de arte dos proprietários.
“Os materiais, as texturas e tonalidades selecionados são elementos que viabilizam uma sensação de bem-estar, tranquilidade e conforto, presentes nos tons claros e nas madeiras leves, mas com uma tonalidade quente nos tecidos texturados e na iluminação acolhedora”, notam as designers.
“A maioria das peças de mobiliário foi pensada e desenhada exclusivamente para este projeto. Aqui, as linhas minimalistas estão em sintonia com uma decoração de caráter leve e natural, resultando numa composição sublime e intemporal, a preservar no tempo, dado o seu cunho contemporâneo.”
FOTOS: Bruno Barbosa