Na 37ª CasaCor de São Paulo, realizada entre maio e julho deste ano, não faltaram propostas
de salas de estar prontas a responder ao desafio lançado pela organização e de acordo com o tema: “De presente, o agora”. salas de estar
Aqui se mostram algumas, numa seleção eclética que percorre múltiplos universos estéticos, mas onde todas pretendem manter um denominador comum: serem mesmo um convite para sentar e usufruir do espaço em pleno. salas de estar
Lugar de afetos
“Esta sala mostra como é imprescindível construir um porto seguro, nutrido de amor e de memórias, que nos remetam ao lugar a que nos afeiçoamos e identificamos como lar”, sublinha Paola Ribeiro que assina este projeto.
Minimal
“Integrada e minimalista, tendo como conceito principal o conforto e praticidade. Com paredes curvas e ângulos orgânicos, a arquitetura moderna está presente em todos os detalhes”, por Sabugosa Arquitetura.
Casa Tao
De acordo com o tema da edição deste ano e inspirada na filosofia oriental taoista, a arquiteta Barbara Dundes criou um espaço que aposta na sincronia entre formas, cores, ritmos e texturas, para processar memórias e conectar passado, presente e futuro.
Família brasileira
Quando a CasaCor propôs aos profissionais uma reflexão sobre o legado que gostariam de deixar para as gerações futuras, Gabriel Fernandes, do GF Estúdio, apostou numa sala que remete para as suas vivências de infância, um passado feliz que deseja perpetuar na memória.
Aconchego
Uma sala de 70m2 que pretende ser, antes de mais, um espaço de acolhimento: “De ares contemporâneos, mas com um olhar no passado”, refere a Weiss Arquitetura. “Chegar e querer ficar. É assim que queremos que as pessoas se sintam nos nossos projetos. A ideia é criar um espaço de permanência, de identificação, de aconchego e acolhimento. Um projeto vai muito além da funcionalidade, ele atinge o íntimo, o bem-estar”.
Tempo
É o convite do designer Bruno Moraes (BMA Studio) aos brasileiros, para que regressem às raízes, valorizem a sua história, a cultura, e repensem o impacto das suas escolhas no presente e no futuro.
Sintonia
Através das suas escolhas, Ana Weeg, Estúdio Âmago, aborda a ancestralidade, o amor e a ‘pertença’. “Esta sala é a minha reflexão sobre o legado que deixaremos para as próximas gerações e para o planeta”, resume.
Sala de Leitura
“Com 38m2, foi projetada para ser um espaço onde os visitantes podem explorar o conceito
de temporalidade e a interseção entre passado, presente e futuro através do design e da arquitetura”, conta Romário Rodrigues.
Desacelerar
“A minha proposta é estabelecer um ambiente que encoraja a viver um dia de cada vez, com calma e conforto, para se desfrutar da tranquilidade do momento”, refere a designer de interiores Letícia Granero.
Ares de casa
“Proporcionar um ambiente que transmita o conforto de uma casa e se alinhe com os ambientes comerciais”, eis a missão da Trees Arquitetura, nesta ‘sala’ intimista pensada para um espaço empresarial.
Fotos: MCA Estúdio