Depois do Natal, começa a operação Ano Novo. Por isso, à boleia de “A Festa das Mesas”, evento que reuniu, no passado mês de novembro, um conjunto de designers e criadores de arte floral, no Hotel Estoril Palácio – numa organização de Carlos Pissarra – mostramos mesas de autor que são um punhado de originais ideias para quem não dispensa celebrar a chegada de um novo ano em grande estilo.
BF Design
“Mergulhe no Verde” foi o desafio de Bruno Felipe e Maria Eduarda Pinto da BF Design: “O momento histórico e político mundial posiciona-se a favor do ‘mundo verde’, contra as queimadas e em prol do reflorestamento. A nossa proposta é trazer ao espaço a brasilidade e a bossa brasileiras”, sublinham. Marcas parceiras: Angélica Cruz (Visual Artist), Petit Chalet Concept Store, Alexandra & Catarino, Nappe Home, Vista Alegre, Vizionaza, Farnesina, Bruno Ivison.
Pura Cal
“Um manifesto de alerta e de retorno à Terra (tema da mesa). O início da vida como iconografia. Metáfora de natureza no seu estado mais puro e bruto. Materiais naturais em simbiose com o design contemporâneo e orgânico da mesa. “Evocam-se paisagens vulcânicas no centro de mesa, criação de Maria Castel-Branco e Pura Cal, paisagismo floral de Lucien Blondel. Cutelaria da Herdmar, pratos de porcelana de uma antiga fábrica em Viana, louças em terracota de Maria Portugal Terracota, copos Bela Silva para Serax, cadeiras Caravela da antiga Olaio.
Rita Salgueiro
“Quando o que desejamos é uma mesa de Natal perfeita, num local diferente, fora do contexto, nada como fazer um ‘Jantar de Natal na Selva’, rodeados do melhor que ela tem para nos oferecer. Tudo é perfeito na Natureza”, resume Rita. Marcas: Vista Alegre (serviço de mesa, coleções Domo e Terrace), Atlantis (copos Noble), Horto do Campo Grande (plantas), Christofle (faqueiro). Toalha de mesa, tapete, veados, entre outras peças, vendidos no ateliê de Rita Salgueiro.
Conceitos de Arte
“Inspirados no icónico Hotel Estoril Palácio, o ateliê Conceitos de Arte quis com ‘Festa no Palácio’ prestar uma homenagem à sofisticação e charme deste cenário lendário com uma composição exclusiva”. Toalha floral e guardanapos pela Table Story, a partir de linhos Pedroso e Osório. Centro de mesa com corais, curadoria da One of a Kind, plantas Horto do Campo Grande. Pratos, em cerâmica, da Costa Nova, faqueiro da Christofle. Ao fundo, tela da artista Paula Paes Leme. Cadeiras originais do hotel intervencionadas pela Mamoa.
Dino Gonçalves
“São dez anos de um evento em que acredito desde o início. A criatividade é a parte que sempre me motivou. Nesta edição, apresentei a mesa Carmen, inspirada na luso-brasileira Carmen Miranda, em especial, numa rara fotografia onde aparece sorridente na sua casa de férias, em Urca, vestida de ‘bolinha’ , na gíria brasileira ‘Poá’. Evoquei o calçadão do Rio de Janeiro e criei um palco com 22 balões em papel de arroz.” No final, todos os convidados receberam um presente Guerlain, personalizado pelo Atelier Dino Gonçalves.
José Diogo Costa
O diretor criativo da Sanimaia destaca: “Trésor Fleuri” é como se tratasse de um tesouro, para criar momentos inesquecíveis. Receber implica a criação de um ambiente encantador e de envolvimento – significa a promoção de memórias duradouras. As peças exclusivas e luxuosas foram pensadas ao detalhe, cada uma requer know-how, a minha assinatura. Todos os elementos – girafas, marcadores, menu, etc.- e pratos foram fundamentais para uma refeição única e divinal. Pratos da Raynaud, faqueiro Cutipol, copos da Vertreri di Empoli, girafas Alcino Silversmith, guardanapos, toalhas e flores by José Diogo Costa, cadeiras @Atelier m 23, Sanimaia.
Maria Barros
Nesta “Palm Beach Revival’ , Maria Barros quis fazer uma homenagem ao cenário que criou em 2014. “Celebrava Palm Beach, na sua era Slim Aarons. É uma estética que continuo a adorar, uma lufada de ar fresco e alto astral! Desta vez, contei com o total apoio da Sanimaia, parceria que adorei, não só porque a loja tem uma oferta maravilhosa, mas principalmente pelo lado humano e forma como fui recebida na empresa, que não é mais do que uma grande família”. Flores da Decoflorália e plantas da Jardim Primavera.
Sílvia Costa
“A inspiração para esta mesa ‘Palm Bliss’ nasceu das palmeiras cenográficas que enquadram a mesa. Quis criar um ambiente tropical, mas com um toque de sofisticação. O objetivo foi trazer uma atmosfera que combinasse elementos naturais e texturas artesanais, equilibrando a serenidade da natureza com a elegância contemporânea. Esta mesa celebra exatamente isso: a calma e a exuberância que todos precisamos nos momentos mais especiais, assim como A Festa das Mesas”, sublinha a designer de interiores, Sílvia Costa.
Catherine Cabral
“A mesa ‘La Mer en Hiver’, mais do que art de table, narra uma história ligada ao mar e à natureza. O conceito nasce do imaginário de um mar de inverno, um cenário onde a natureza se reinventa, onde o mar invade a costa e o musgo se forma, dando origem a uma nova paisagem. É esta natureza reinventada que inspira a nossa criação, unindo o legado da Christofle (marca que sempre teve um lugar especial na minha casa) com a visão do Atelier Catherine Cabral Design de Interiores”. Outras marcas parceiras: Forma & Enredo e Plantas Soltas. festa das mesas
Janet Morais by Koket
Dez anos depois da primeira edição de “A Festa das Mesas”, evento organizado por Carlos Pissarra (autor e mentor do projeto), a fundadora e CEO da Koket, Janet Morais, desafia os convidados a entrarem “num cenário mágico, a partir do tema ‘Nature’s Enchanted Beauty’. O fascínio pelas borboletas e os mistérios da Natureza são a inspiração central desta experiência destinada a despertar os sentidos”. Janet quis destacar fauna e flora, mas igualmente a excelência do design contemporâneo. Por isso, os olhos são atraídos para o mobiliário, luxuoso e sofisticado, da Koket e Boca do Lobo, e para peças de marcas tão icónicas como a Vista Alegre. festa das mesas
Pedro Silva-Decoflorália
“Jantar no Jardim”. “Construímos um verdadeiro jardim no Palácio Estoril Hotel. Montámos uma pérgola de eras e flores naturais, selecionámos mobiliário de exterior, toalha com padrão floral e relva natural, no chão”, refere o responsável da Decoflorália. “O centro da mesa foi inspirado num jardim francês e apresenta bolas de buxus. Selecionámos pratos Philipe Deshoulières, talheres em bambu verde e copos de marca própria. Tivemos ainda a ajuda de Deco Collection e da Festa Aluga.”
Carlos Pissarra
Uma mesa solidária com execução de Carlos Pissarra. Destaque para a presença do novo serviço de mesa Étoile, assinado pela marca portuguesa, Spal.
Fotos: João Bessone.