Há meio-mundo a tremer por estes dias e não é só no exterior. Em casa, o tempo frio também se faz notar, sobretudo quando Portugal é conhecido por não saber acautelar a temperatura das suas habitações: frias de inverno, quentes no verão.
São bem-vindas, por isso, todas as estratégias que possam diminuir o desconforto térmico. Algumas destas dicas são empíricas e qualquer um as pode colocar à prova.
Lareiras
É a solução mais evidente para combater o frio numa casa. Os modelos variam de acordo com muitos fatores. Aqui, lareira Ergo, suspensa e giratória, a lenha, da Focus, disponível na Pedra & Decoração.
Salamandras
A pellets, construída em cerâmica e com câmara de combustão em ferro fundido, dispõe da possibilidade de canalizar ar quente. Na foto, modelo Core, da MCZ, disponível no Leroy Merlin.
Temperatura certa
Varia em função de vários fatores, mas os especialistas recomendam que durante o inverno a casa se mantenha entre os 20 e 24 graus. Aqui, quarto da LA Redoute.
Sensação térmica
Paredes, janelas e pisos frios influenciam o bem-estar numa casa. Ajuda a ultrapassar o problema se der prioridade aos têxteis, com destaque para os tapetes, por exemplo. Ambiente de sala com sofá na Conforama.
Radiadores
Há equipamentos que são verdadeiras obras de arte. Permitem aquecer e, ao mesmo tempo, são elementos estéticos a ter em conta, como se exemplifica com este radiador Trame, da marca italiana Tubes, com design de Stefano Giovannoni.
Janelas
Uma boa circulação de ar e o controlo eficaz da humidade são alguns dos fatores que favorecem o conforto, mesmo em áreas assotadas, onde janelas especializadas (na foto, da Velux) ajudam a regular mais facilmente a temperatura na casa.
Isolamento
Além das conhecidas fontes de calor tecnológicas: ar condicionado, lareiras, salamandras ou radiadores, mantém a sala (Ikea) mais quente se conseguir melhorar o seu isolamento. Será mais sustentável e poupará em energia. tempo frio
Lenha
E damos também lugar aos clássicos, aqui com a sugestão de um fogão a lenha em ferro fundido, modelo Jennifer, da Nordica Extraflame, na Worten. tempo frio