
Este apartamento, do final do séc. XIX, conta com uma área útil de 181m2, atualmente distribuídos por área de entrada, duas suítes, cozinha, sala de jantar, zona de estar, escritório e lavabo social. “Nesta intervenção, o objetivo principal consistiu em tornar o espaço mais funcional e personalizado ao estilo de vida dos nossos clientes, uma família constituída por um casal e uma criança. O nosso desejo de melhorar a vivência e enaltecer a luz natural desta casa conduziu a uma alteração do programa”, diz a equipa do Verum Atelier, que assina o projeto de renovação.
“Após intervenções, anteriormente realizadas de forma negligente, o apartamento ainda detinha elementos da pré-existência, como as rosetas em gesso, que adornam os tetos, e o pavimento em madeira. Procurámos, assim, recuperar e preservar estes pormenores, de maneira que esta fosse não só uma intervenção subtil, mas também uma apologia do espaço. Deste modo, recorremos ao uso de técnicas tradicionais, trabalhando com artesãos, tanto nos moldes em gesso, como nas carpintarias”, continuam os responsáveis.
“A pedra natural, com as suas variações orgânicas, trouxe uma autenticidade intemporal ao espaço. Ao introduzirmos este material conferimos uma sensação de nobreza e permanência, onde cada detalhe reflete sofisticação e elegância. Esta harmonização entre a história e a contemporaneidade resultou, assim, num espaço que respira vivências sem abdicar da elegância, do conforto e das exigências quotidianas que a vida atual exige.”
FOTOS: Alexander Bogorodskiy