
“A marca Terrakota foi fundada em 2020 por Liliana Silva. “Sempre tive ligação à arte cerâmica através da minha família (o seu pai e avô paterno trabalhavam com barro)”, diz a responsável pelo projeto.

“Vivi alguns anos em Londres, mas, mesmo distante, nunca perdi a paixão pela cerâmica. Depois de regressar a Portugal (após concluir os estudos em Design de Moda e Design de Calçado), senti necessidade de criar algo meu. A Terrakota nasce da memória dos meus avós e do meu pai, dos dias passados na companhia dos meus avós, no norte de Portugal, na cidade de Barcelos. A transmissão de valores ancestrais e conhecimentos sobre todo o processo artesanal, aliada à nostalgia, fez nascer a vontade de dar continuidade a esta arte”, continua a ceramista.

“A marca reflete uma simbiose entre tradição e modernidade, expressa através de produtos que combinam a estética contemporânea com influências vernáculas”, nota Liliana Silva. “Acredito que esta fusão, baseada numa forte ligação às minhas raízes e à identidade cultural portuguesa, mais especificamente a minhota, é o que me leva a criar produtos inovadores e de qualidade, com as minhas próprias mãos, mais especificamente na roda de oleiro.”

“Terrakota evoca os valores fundamentais que representa – algo natural, simples, vindo da terra, verdadeiro, exatamente como eu acho que a vida deveria ser, transmitindo felicidade, alegria e harmonia através de formas e cores modernas, arrojadas e divertidas”.

Peças disponíveis online em terrakota.pt/shop.