
Num mundo virado do avesso, em que a realidade tantas vezes transcende a ficção, nunca foi tão pertinente pensar conceitos que até agora eram do domínio quase exclusivo da filosofia e da criação artística. Foi o que aconteceu no passado mês de janeiro, em Paris, por ocasião da última Maison et Objet e à boleia da comemoração do centenário do movimento surrealista.
A organização do certame, dedicado ao design e à decoração de interiores, lançou o mote: Sur/Reality – o tema da edição de inverno – que se concretizou num convite aos designers para se reinventarem e imaginarem um futuro pouco convencional, através de uma viagem pelos caminhos do imaginário e do subconsciente.
Elizabeth Leriche, que em todas as edições da Maison et Objet assina um espaço de tendências, através da curadoria de peças que se encontram na exposição, abraçou o novo What’s New? In Decor com a construção de um universo de fantasia.
A CARAS Decoração, que esteve na feira a convite da organização, foi desafiada a entrar neste mundo imersivo, espécie de labirinto construído com a ajuda de objetos excêntricos, que ali vivem em realidades paralelas imaginadas pela diretora criativa francesa.
E entre os diferentes momentos desta viagem pelo surreal, logo à entrada, o visitante contempla uma floresta mágica, onde vivem criaturas enigmáticas, e tendo como pano de fundo papéis de parede panorâmicos que ilustram paisagens irreais.
Depois, os olhos detêm-se num quarto de sonho instalado nas nuvens, com uma cama suspensa rodeada de livros para o máximo conforto, para, logo de seguida, se baralharem os sentidos, à medida que se percorre uma espécie de corredor hipnótico, onde padrões e cores potenciam efeitos ilusórios de distorção da realidade. Já no Cabinet of Curiosities, imaginado por Leriche, são os objetos oníricos e bem-humorados do designer Jonathan Adler que monopolizam toda a atenção.
O conjunto serve o seu propósito, desafia o visitante e abre o espírito para a necessidade de reinterpretar uma realidade construída em camadas, que é sempre subjetiva e pode ser vista de muitas e variadas perspetivas.
FOTOS: Anne-Emmanuelle Thion / Maison et Objet