
Além dos projetos de design industrial, Ronan Bouroullec é também um artista que cria desenhos minuciosos à mão, nos quais repete sequências intuitivas de linhas com uma caneta de feltro de estilo japonês. Os contornos da nova secretária Courier, desenvolvida pela Vitra em colaboração com o designer francês, pode ser vista como uma expressão desta veia artística.

A Courier é um tributo à vocação de Ronan Bouroullec para forma e composição, bem como as suas competências técnicas: a secretária junta dois materiais de elevada qualidade, madeira e alumínio, para criar uma peça singular, mas discreta.

“Tirei tudo até alcançar algo a que dou o nome de ‘solução nua’ – uma superfície fina de madeira sobre pernas. A Courier tem espaço suficiente para um computador portátil, alguns papéis e um monitor ou livros”, diz Ronan Bouroullec.

Atualmente, passamos menos tempo sentados na mesma cadeira, acabando por partilhá-la mais com outras pessoas. Com esta ideia em mente, a Vitra trabalhou com o designer Erwan Bouroullec para desenvolver a Mynt: uma cadeira versátil que combina uma estética universal com uma nova experiência de conforto.

Mynt é uma cadeira que apresenta uma nova maneira de sentar, seja no escritório ou em casa. O seu elemento principal é o mecanismo patenteado, acionado pelo peso corporal e inclinando para a frente ou para trás, dependendo da posição da pessoa sentada — sendo que a regulação do assento é independente do encosto. “Por não ser sincronizado, o mecanismo responde à vontade intuitiva da pessoa de explorar as opções da cadeira, encontrando uma forma de brincar com ela”, nota Erwan Bouroullec.

Para Erwan Bouroullec, “o movimento definiu a estética da cadeira. A sua elegância e o mecanismo funcional são o par perfeito”. Os restantes elementos — assento, encosto e base — são otimizados ao mais ínfimo detalhe para se adaptarem à sua função, podendo ser substituídos individualmente, se assim for necessário.

A Mynt apresenta assento e encosto em folha de madeira ou poliamida reciclada (feita de resíduos pós-industriais). A versão com base de quatro raios dispõe de deslizadores ou rodízios. Já as capas em tecido – com fechos de correr – podem ser facilmente removidas para limpeza ou substituição.
FOTOS: cedidas