São raras, muito raras mesmo, as vezes em que Mafalda Veiga surge em eventos públicos acompanhada pelo filho, Tomás, de nove anos. A excepção a esta regra aconteceu em Carcavelos e, entre outras, duas razões justificaram a presença de mãe e filho no Pavilhão Desportivo dos Lombos: em primeiro lugar, tratava-se de uma acção de apoio à Laço (associação de luta contra o cancro da mama); em segundo, Tomás é um apaixonado por futebol, desporto que já praticou, ainda que hoje seja um esforçado e dedicado praticante de râguebi.
Foi para matar saudades do futebol que Tomás aproveitou todos os intervalos do torneio, intitulado Convidados VIP 5, para dar uns toques na bola e ensaiar alguns remates, perante o olhar atento da mãe, menos dada às artes do futsal: "Já sabia que seria uma noite muito divertida. Já tinha participado o ano passado e, para mim, foi importante poder ajudar esta causa, ainda que tenha a certeza que a minha contribuição teria sido maior se me pedissem para cantar e não para jogar," [risos] explicou a cantora e compositora.
Sobre o filho, fruto do seu casamento com António Cordovil, de quem, entretanto, se divorciou, Mafalda Veiga confessou: "O Tomás é muito criativo, mas tanto gosta de música como de desporto. Não existe qualquer pressão, ele seguirá o caminho que entender ser o seu", acrescentando: "A sensibilidade dos nossos filhos para as causas sociais tem de ser estimulada a partir de casa. É importante que eles percebam, desde muito cedo, que existem outras pessoas e que nós podemos sempre fazer algo para as ajudar, como, por exemplo, estar aqui esta noite."