A convite da CARAS, três casais conhecidos passaram dois dias únicos no Monte Velho Nature Resort, na Carrapateira. Fugir do ritmo frenético da cidade e usufruir do ambiente do campo tornou-se o programa ideal para
Bibá Pitta e
Fernando Gouveia,
Susana e
António Lacerda Nobre,
Pedro Reis e
Maria Duarte. Contudo, esta não foi uma escapadela romântica, mas em família. Assim, Bibá e Susana levaram os filhos, que puderam desfrutar em pleno da vida campestre.
Henrique e
Vera Balsemão foram os anfitriões deste fim-de-semana. Há já vários anos que o filho de
Francisco Pinto Balsemão trocou a cidade pela vida pacata na costa vicentina e até hoje não sente falta do ambiente urbano. Situado numa zona onde o campo e a praia se conjugam em perfeita harmonia, o Monte Velho é um destino muito procurado por quem deseja usufruir desta tranquilidade singular. "
Aqui queremos que as pessoas estejam mais consigo próprias e se livrem de preconceitos como a televisão e a piscina. Que vivam a natureza sem subterfúgios", explicou Henrique.
Contudo, esta serenidade não é sinónimo de ausência de actividades e este fim-de-semana foi um exemplo disso. Entre os passeios a cavalo, as aulas de surfe, as massagens e as refeições, onde desfilaram delícias gastronómicas da região, os convidados estiveram sempre entretidos, mas sem a pressão das horas a passar.
O programa começou cedo. Depois de uma noite bem dormida, as três famílias partiram para a praia do Amado, onde puderam descobrir os prazeres do surfe. Depois de ouvirem o instrutor, adultos e crianças puseram-se em cima das pranchas e fizeram-se às ondas. Entre algumas quedas e muitas gargalhadas, a diversão foi constante. Susana Lacerda Nobre e as filhas,
Matilde e
Madalena, foram das mais entusiastas do grupo. Aliás, esta actividade partilhada com as filhas foi dos momentos do fim-de-semana de que Susana mais gostou: "
Adorei o surfe. Foi a terceira vez que fiz, mas o giro foi poder praticar em conjunto com as minhas filhas, que adoraram. Estavam mesmo felizes. Somos uma família muito desportiva. Já contava com muita simpatia, porque a CARAS é especial." Quem também se divertiu especialmente durante as aulas de surfe foi Pedro Reis. Apesar de não ser um grande apreciador do campo, o empresário rendeu-se às particularidades deste monte: "
Não somos muito de estar em casa. E felizmente há muitas destas actividades que aproveitamos ao máximo. Eu não gosto tanto de campo como a Maria, prefiro a praia. E este sítio é fantástico. Há muitos anos que venho para a Carrapateira, porque tem o cheiro do campo e é perto da praia." Com as energias gastas, os convidados restabeleceram forças com um piquenique. Num espaço decorado em estilo marroquino, o grupo pôde desfrutar de uma paisagem única que tinha como horizonte o encontro do céu com o verde da vegetação e o azul do mar. Entre as sanduíches originais e os brigadeiros apetitosos, confeccionados por
Diana Cravinho, irmã da anfitriã, as conversas surgiam naturalmente entre os convidados.
E a unidade e empatia que surgiram entre todos foram dos aspectos mais destacados pelos presentes, como referiu Bibá Pitta: "
Acho que a ideia de ser um grupo mais pequeno funcionou muito bem, pois torna-se mais engraçado. Desta forma, não houve grupos à parte e fomos sempre muito coesos. Foi um fim-de-semana fantástico. Ir a convite da CARAS para qualquer lado é o mesmo que ir em família."
Depois de um merecido descanso, o grupo juntou-se novamente para um jantar confeccionado pelo
chef
José Pinheiro, do restaurante a Eira do Mel, em Vila do Bispo. A cataplana de polvo com batata-doce de Aljezur aromatizada com orégãos e coentros convenceu todos os convidados, que não se cansaram de elogiar a refeição, rematada por sorvete de medronho com queijo de figo e
coulis de morangos. No final do jantar, as conversas prolongaram-se, e só o cansaço de um dia cheio obrigou às despedidas. Na manhã seguinte, cavalos e burros mereceram a atenção do grupo, em especial de Maria Duarte: "
Fiz equitação quando era nova. Estes cheiros, os animais, o estábulo… Fazem-me recordar imenso a minha infância."
Quando o fim-de-semana chegou ao fim, coube ao anfitrião, Henrique Balsemão, fazer um balanço: "
Correu muito bem. Foi muito fácil ser anfitrião deste grupo, pois são todos muito descontraídos."
Monte da CARAS acolhe um convívio animado
Pais e filhos desfrutam do equilíbrio entre o campo e a praia em plena Costa Vicentina
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites