Momentos antes de ver a namorada entrar na igreja, os nervos e a ansiedade dominavam o estado de espírito do noivo, que vestiu na ocasião um fraque com assinatura de Miguel Vieira. Neste dia especial, Tiago teve a companhia da mãe, Carla Baía, e do pai, João Pinto. O ex-futebolista optou por não levar consigo a mulher, Marisa Cruz, mãe do seu filho mais novo, João, de três anos e meio, para evitar eventuais constrangimentos, já que o divórcio de Carla, como é público, foi tudo menos pacífico. "Queria muito estar aqui e é uma honra muito grande eles terem querido que eu partilhasse este momento. Vim aqui para casar o meu filho, independentemente de quem está", adiantou o antigo jogador quando lhe perguntámos se se sentia incomodado na presença da ex-mulher. João Pinto assistiu apenas à cerimónia religiosa e esclareceu que esta decisão coube somente a si e à mulher, esclarecendo que não sofreu qualquer pressão do filho e da nora: "A Marisa ficou com pena de não vir, mas foi uma decisão nossa. A igreja é o mais importante, o copo-d’água é a cereja no topo do bolo. Antes de vir, tive uma conversa muito séria com o meu filho e com a Bárbara e expliquei-lhes qual era o meu ponto de vista. Eles compreenderam perfeitamente."
Ao longo de toda a cerimónia, Carla Baía e o ex-marido mantiveram uma postura descontraída e ambos concordaram que o mais importante era que o filho se sentisse feliz por ter os pais a assistirem a este passo tão importante na sua vida: "Estão aqui as pessoas de quem eles gostam mesmo. Não há divergências por um filho. Não me fez diferença nenhuma estar com o João na igreja. Acho que ele deveria estar presente no casamento. É a festa do meu filho e não a minha. Respeitaria sempre a decisão que eles tomassem. E fiquei contente por o Tiago poder partilhar este dia com o pai. O João vai ser sempre o pai dos meus filhos, não se apaga o passado."
Os noivos confirmaram que tinham compreendido a decisão de João Pinto, com quem têm uma relação de profunda cumplicidade: "Foi muito importante ter o meu pai na igreja. Tive pena de não estar com ele depois, mas compreendo perfeitamente o facto de ele não ter vindo ao copo-d’água. É das pessoas que mais amo na vida e é normal que quisesse que ele estivesse aqui para abraçá-lo, chorarmos e rirmos juntos… E sei que vou ter muitas oportunidades para estar com ele. É meu pai, o meu exemplo, o meu refúgio, tal como é a minha mãe", explicou Tiago.
Polémicas à parte, foi na presença de mais de cem pessoas que Bárbara e Tiago se tornaram marido e mulher. Foi por volta das 17h00 que a noiva entrou na igreja, dando a mão ao pai, o jornalista Paulo Brilhante, que viveu este momento com uma alegria muito particular: "Quando levei a minha filha até ao altar, apeteceu-me bater palmas. Por norma sou uma pessoa que consegue controlar as emoções, mas apetecia-me mesmo bater palmas. E entrar de mão dada representa aquilo que somos. Envolve uma maior cumplicidade e é menos formal."
Deslumbrante num vestido caicai de renda da Pronovias para Penhalta Novias, Bárbara foi o centro das atenções, e a sua chegada pareceu ter acalmado o nervosismo do noivo. "Eu estava um bocadinho nervoso, mas quando a Bárbara chegou perdi o nervosismo. Foi um momento muito emotivo para os dois. Agora que já dissemos o ‘sim’, acho que vai ser um bocadinho diferente, porque a Bárbara passa a ser minha mulher. Já tínhamos vida de casados, uma vez que vivemos juntos há dois anos, mas agora o casamento muda tudo e, ao mesmo tempo, não muda nada. Acredito que o nosso amor vá durar para sempre. Foi o casamento com que sempre sonhámos", explicou Tiago.
Igualmente emocionado estava Rui Costa – ele e a mulher, Rute, foram os padrinhos do noivo. "Tenho um carinho muito grande por eles e sinto um grande orgulho por ter sido escolhido para padrinho. Fico contente que, tal como eu, eles se tenham casado nesta igreja. Espero que seja um bom auspício", revelou o director desportivo do Benfica.
Depois de receberem cumprimentos da generalidade dos presentes, Bárbara e Tiago dirigiram-se para o Hotel Quinta da Marinha Resort, em Cascais, onde se realizou o copo-d’água. Contrastando com a seriedade e monumentalidade do Mosteiro dos Jerónimos, os noivos optaram por uma festa em estilo lounge e ao ar livre, dominada pelos tons branco e lilás. Dada a descontracção e jovialidade do casal, a opção de um jantar-bufete não surpreendeu, surgindo mesmo como a escolha óbvia. Entre o sushi e as bebidas refrescantes, os convidados foram surpreendidos pelo live cooking preparado pela equipa desta unidade hoteleira.
Depois da refeição, a animação prolongou-se para a discoteca criada propositadamente para a ocasião, onde foi partido o bolo de noiva. Já com a música e a dança a marcarem o ritmo da festa, os noivos inauguraram a pista, que se manteve muito concorrida até de madrugada.
A lua-de-mel ficou adiada, já que Tiago, jogador do Sporting, tem algumas questões profissionais por resolver nos próximos dias, mas deverá ser usufruída em breve num destino quente e com praia.