É uma tradição de há muitos anos e faz parte das várias actividades que assinalam o final de todos os anos lectivos: o baile de gala do Colégio Militar. Para além dos alunos finalistas e das suas famílias, marcam sempre presença ex-alunos, que não perdem a oportunidade de reviver os tempos que lá passaram.
O mesmo aconteceu este ano e entre os ex-alunos que aceitaram o convite estava, por exemplo, o general
Garcia Leandro, antigo vice-chefe de Estado-Maior do Exército e director do Instituto de Defesa Nacional e actual presidente da Associação de Antigos Alunos do Colégio Militar. Para além de revelar que é sempre com emoção que volta ao Colégio Militar,
Garcia Leandro descreveu ainda: "
Estive aqui de 1950 a 1957, dei-me muito bem cá e acho que os grandes valores da minha vida foram marcados aqui. Tive excelentes professores e a experiência de, aos 16 ou 17 anos, termos responsabilidade sobre outros é uma coisa única, ultrapassa o aspecto académico. Para já não falar nos cavalos, no desporto, na camaradagem, nesta vivência conjunta que nos leva a ultrapassar em grupo as questões que se põem a cada um. Fiz grandes amizades que ficam para a vida."
Anfitrião de excelência, o director do colégio,
Raul Passos, sublinhou o mérito dos seus alunos finalistas, representados por
Raphael Taborda Monteiro, comandante de batalhão, que, em discurso emocionado, elogiou o colégio onde a disciplina, a camaradagem e a honradez são valores muito presentes.
Colégio Militar: Finalistas despedem-se em noite de gala
Nos claustros centenários do Colégio Militar, no Largo da Luz, aconteceu mais um baile de gala anual