![A fotografia de grupo com vários intervenientes, organizadores, estilistas e manequins](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/02/765272A-fotografia-de-grupo-com-v%C3%A1rios-intervenientes-organizadores-estilistas-e-manequins.jpeg)
A fotografia de grupo com vários intervenientes, organizadores, estilistas e manequins
Catarina Larcher
Ela pensou e fez. E ela é
Sónia Fertuzinhos, deputada da bancada parlamentar do PS, que quis dar visibilidade à luta contra o cancro, neste caso a das mulheres que, devido aos tratamentos de quimioterapia, perdem o cabelo. E, nuns meteóricos três meses, concretizou a iniciativa
O Poder da Moda Contra o Cancro.
Por já ter vivido a difícil experiência de combater um cancro e de, também ela, ter perdido o cabelo, Sónia Fertuzinhos pediu a dez criadores nacionais para criarem acessórios para a cabeça das mulheres. Estes responderam prontamente, e o que se viu na noite de 9 de Julho foi um desfile de criatividade inusitada. Chapéus, turbantes e lenços para todas as ocasiões desfilaram pelo átrio exterior do Palácio de S. Bento.
Se para
Ana Salazar fazer este tipo de acessórios é habitual, aliás, ela própria usa-os muitas vezes, para outros criadores foi uma experiência diferente. Foi o caso de
Fátima Lopes, que se preocupou em fazer
"turbantes que tapassem por completo as cabeças de quem precisa de os usar". A dupla
Alves/Gonçalves,
Filipe Faísca,
José António Tenente,
Júlio Torcato,
Katty Xiomara,
Nuno Baltazar,
Rita Bonaparte e Storytailors foram os artistas da noite, e conseguiram os aplausos sinceros de uma plateia sensibilizada para a luta contra o cancro.
Teresa Caeiro usou, tal como Sónia Fertuzinhos, o lenço criado para assinalar esta iniciativa, e que posteriormente será posto à venda.
"Estes lenços podem servir para ultrapassar o problema da queda do cabelo com outra auto-estima", lembrou a deputada do CDS-PP, que não poupou elogios à vitalidade com que a sua colega de hemiciclo pôs de pé este evento, que contou com as presenças de
Maria do Céu Machado, alta-comissária para a Saúde,
Pedro Pimentel, coordenador nacional para as doenças oncológicas,
Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, e
Francisco Maria Pinto Balsemão, representante do Portugal Fashion, que assinou um protocolo com o Alto-Comissariado da Saúde e com a Associação Moda Lisboa.