Roman Polanski viajou até à Suíça para receber um prémio carreira atribuído pela organização do Festival de Cinema de Zurique, mas a deslocação acabou por ficar marcada por um episódio inesperado. Ao que tudo indica, pouco depois de ter chegado à cidade, o realizador, de 76 anos, foi preso pelas autoridades locais, a mando dos Estados Unidos. Apesar da polícia não ter confirmado a informação, esta foi revelada pela organização da mostra cinematográfica e na origem da detenção estará um mandado de captura emitido pela justiça norte-americana em 1978, por Polanski alegadamente ter tido relações sexuais com uma menor. Na altura em que processo decorreu, o cineasta arriscava uma pena de prisão perpétua, mas fugiu para França antes da decisão judicial. Desde então, os Estados retiraram-lhe o visto e há cerca de 30 anos que não viaja para o país para não ser preso.
De salientar que Roman Polanski foi acusado oferecer álcool e drogas à menor, durante uma sessão fotográfica em casa do actor
Jack Nicholson, mas sempre tentou que o processo fosse arquivado, defendendo que estava inocente, uma vez que a relação foi consentida pela jovem.
Roman Polanski preso na Suíça a mando dos Estados Unidos
Na origem desta detenção está um mandado de captura emitido pela justiça norte-americana em 1978, depois do realizador ter sido acusado de ter sexo com uma menor.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites