
Álvaro Siza Vieira com a filha, Joana
Victor Freitas
Já está mais do que habituado a ser homenageado, mas, mesmo assim, cada vez que isso acontece,
Álvaro Siza Vieira sente que o peso da responsabilidade aumenta. Foi o que aconteceu durante a cerimónia em que recebeu o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos, no Pavilhão de Portugal, obra de sua autoria:
"Quando se é homenageado por pessoas que sabem da matéria, tem uma importância maior e, depois, a expressão de amizade e solidariedade é muito gratificante. Sinto sempre muita responsabilidade nestes dias."
Na ocasião, o mais reconhecido dos arquitectos portugueses tinha a seu lado alguns membros da família, entre os quais a irmã
Teresa e a filha,
Joana. E foi sobre a sua relação familiar, a forma como sempre conseguiu conjugar o pessoal com o profissional, que a CARAS conversou com Álvaro Siza Vieira, que é também pai do arquitecto
Alvarinho Siza e avô de
Mariana, de 24 anos, e de
Henrique, de 15.
"A família é o pilar de tudo, é o meu apoio e porto de abrigo. Para mim, é fundamental estar com a família, se bem que não consigo fazê-lo tanto quanto desejaria. Mas, por vezes, mais vale pouco e autêntico", desabafou o arquitecto.
Joana, por seu turno, falou-nos do orgulho que tem no pai e revelou a importância que este tem tido na sua vida.
"Foi sempre um pai muito presente e que dá conselhos fulcrais. Costuma dizer que vive para a carreira e para os filhos, e acho que isso diz muito. O meu pai tem um feitio tão bom que me orgulho muito dele, sinto realmente que tenho um bom pai!"