Influente no mundo da moda nacional, Ana Salazar já não precisa de prestar provas para mostrar o que vale. Aliás, quase nunca precisou. Assim que mostrou a genialidade das suas criações foi-lhe reconhecido talento.
Filha de um arquitecto e pintor e de uma modista, a criadora de moda, que nasceu em Lisboa, a 19 de Julho de 1941, sempre soube que o seu futuro iria estar ligado aos ‘trapos’. Em 1972, abriu a primeira loja em Lisboa, a Maçã, onde vendia peças de roupa que escolhia em Londres. Daí a ter lançado a sua própria marca foram precisos apenas oito anos. Tornou-se pioneira em Portugal e passou a ser reconhecida. A inovação e a irreverência marcavam as suas colecções e ainda hoje é assim.
Respeitada pela maioria dos designers nacionais tem também a imprensa internacional com os olhos postos no seu trabalho. Reflexo disso são os pedidos de entrevista por parte de jornalistas estrangeiros que assistem aos desfiles da ModaLisboa, a quem não é preciso explicar quem é Ana Salazar.
Em 2009 a sua empresa foi aberta a novos parceiros, continuando, incontestavelmente, à frente da criação e da imagem. Para além dos mercados tradicionais (Paris, Milão, etc), onde o seu trabalho já é reconhecido, está nesta primeira fase a abordar novos mercados como Brasil, Espanha e África.
Do seu currículo fazem parte vários prémios de carreira, e foi distinguida com a Grande Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Loja
Rua do Carmo, 87
Lisboa
VEJA A ÚLTIMA COLECÇÃO DA ESTILISTA: