Tinha 15 anos quando foi abordada na rua por uma agência de modelos. Na altura, Ana Sofia não se sentiu tentada a entrar no maravilhoso mundo da moda. Só o fez tempos depois. A família precisava de dinheiro e Ana Sofia Martins, de seu nome completo, bateu então à porta da agência DXL, que num abrir e fechar de olhos a colocou no circuito da moda… internacional! Tudo começou com a vitória num concurso em Portugal que a fez viajar para Istambul, na Turquia, de modo a representar o nosso país na final do Look Models International. Saiu de lá com o primeiro lugar e com contratos com algumas agências internacionais.
Seguiu para Paris, onde o seu exotismo, para o qual contribui a tez mulata, o cabelo louro, e um olho verde e outro castanho, chamou atençõe. Fez uma campanha mundial da Benetton. Choveram mais convites. Ana Sofia, que nasceu em Lisboa a 29 de Novembro de 1986, estava lançada. Depois, estreou-se na ModaLisboa e no Portugal Fashion.
Aos 17 anos mudou-se para Nova Iorque, onde vive até hoje. E voltar para Portugal está, por enquanto, fora de questão. Talvez um dia para retomar os estudos que acabou por interromper no 11.º ano. Até lá, vai continuar a ‘agarrar’ oportunidades e desfilar ao lado de grandes ícones da moda.
No seu currículo da modelo, que hoje em dia faz parte da Elite, constam inúmeras campanhas publicitárias, destacando-se a que fez para a marca de cosméticos MAC, e outra para a linha de lingerie Victoria’s Secret. Os editorias de moda também não têm conta, o destaque vai para Teen Vogue, Marie Claire, Glamour e Cosmo Girl. Desfilar para Narciso Rodriguez, Perry Ellis ou Baby Phat foi um orgulho. Mas seria vestida por Karl Lagerfeld para Chanel que Ana Sofia gostaria de um dia subir à passarela.