Duarte Maria Egas de Avillez Pinto Coelho nasceu em Cascais há 86 anos, no seio de uma família abastada que lhe proporcionou uma infância feliz, mas cedo trocou a pacatez da vila natal pela agitação cosmopolita de duas grandes capitais: a fervilhante Paris dos anos 40, onde conheceu grandes vultos da cultura e da arte, e a Madrid de há 55 anos, em urgência de beleza após os longos anos de privação que a Guerra Civil, primeiro, e a II Guerra Mundial, depois, lhe tinham inflingido. Na capital espanhola, Duarte Pinto Coelho começou por abrir um antiquário, mas a sua criatividade, associada à sua cultura e conhecimentos de Arte, rapidamente lhe valeram pedidos de ajuda na decoração de casas particulares e espaços públicos. E assim se tornou o decorador português mais reconhecido a nível internacional, com obras espalhadas por países tão distintos como a Índia, o Malawi, a Argentina ou os Estados Unidos.
Há 52 anos, numa deambulação pela Madrid antiga, Pinto Coelho descobriu um antigo palácio de um conde, que no correr dos anos foi colégio e até laboratório fotográfico da Kodak. Foi nesta última condição que se apaixonou por este espaço, que transformou numa casa luxuosa e confortável – considerada uma das mais belas de Espanha -, cenário perfeito para acolher as muitas preciosidades que foi colecionando ao longo da vida, e entre as quais se destacam os barros malagueños, as faianças das Caldas e as porcelanas chinesas.
Uma vida digna de ser contada, pois este cidadão do mundo privou com escritores, pintores, criadores de moda, políticos, músicos, cantores, numa lista em que constam nomes como Coco Chanel, Elsa Schiaparelli, Salvador Dalí, Truman Capote, Maria Callas, Amália Rodrigues, o presidente Banda do Malawi ou Henry Kissinger. E também muitas figuras da aristocracia europeia, pois ele próprio é um aristocrata de sangue, de modos e de comportamento.
Uma das últimas entrevistas de Duarte Pinto Coelho foi publicada pela CARAS no último mês de dezembro.
CLIQUE PARA LER A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA.
CLIQUE PARA SUBSCREVER A NEWSLETTER DA CARAS
Siga a CARAS no Facebook e no Twitter !
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.