
Sérfio Queirós / TvMais
No dia em que o seu filho, Nuno, completou um mês de vida, o capitão do Benfica despediu-se do pai, Joaquim Ribeiro, que, aos 70 anos, faleceu vítima de cancro, depois de uma luta de quatro anos. Visivelmente abalado, Nuno Gomes esteve sempre ao lado da mãe, Conceição Ribeiro, e do irmão, Tiago, contando com o apoio da mulher, Patrícia Aguilar nesta hora tão difícil. Em comunicado à imprensa, o avançado agradeceu o apoio que ele e a família têm recebido: "Obrigado a todos pelos gestos bonitos e mensagens de apoio que temos recebido nas últimas horas devido ao falecimento do meu pai".
O funeral decorreu esta quarta feira, dia 4 de Agosto, ao final da tarde, na Igreja da Misericórdia, em Amarante, terra natal da família do jogador, e contou com a presença de várias caras conhecidas. O Benfica fez-se representar por
Sílvio Cervan,
Rui Costa,
Moreira e
João Gabriel, uma vez que o presidente,
Luís Filipe Vieira, se encontra no Brasil. Destaque ainda para a presença do guarda-redes
Quim, atualmente a jogar no Braga, de
Álvaro Braga Júnior, do Boavista, Ricardo Rocha, ex-jogador do Benfica, actualmente a jogar no Portsmounth, em Inglaterra, e
Daniel Oliveira, um dos melhores amigos do avançado.
Quatro anos depois de ter descoberto que sofria de cancro, Joaquim Ribeiro mudou-se de Amarante para Lisboa, a pedido de Nuno Gomes, onde iniciou os tratamentos no Instituto Português de Oncologia. Em 2008, o pai do jogador teve uma recaída e voltou a ser internado. Aliás, no comunicado enviado às redacções, Nuno Gomes não esquece os cuidados que tiveram com o seu pai:
"
Gostaria de deixar uma palavra de carinho a todos os funcionários do IPO de Lisboa por todo o esforço realizado nos últimos anos". Recorde-se que Nuno Gomes tinha abandonado o estágio do Benfica no decorrer do Torneio do Guadiana para poder estar perto do pai.