FOTOS:
Reuters
A 67.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza encerrou ontem e o prémio máximo da mostra, o Leão de Ouro, foi entregue a Sofia Coppola, pelo filme Somewhere. Este é o quarto filme dirigido pela realizadora, filha de Francis Ford Coppola, e retrata a vida de uma estrela de Hollywood, que apesar do mundo que a rodeia vive num vazio existencial.
No momento da entrega do Leão de Ouro, Quentin Tarantino, presidente do júri do festival, destacou as "qualidades artísticas" da película e explicou que o trabalho de Sofia Coppola "encantou os jurados logo na primeira cena".
Os outros prémios da noite
O Leão de Ouro Especial foi entregue ao produtor e realizador Monte Hellman, de 78 anos, que foi homenageado "pela sua carreira".
La Balada Triste de Trompeta, do espanhol Alex de La Iglesia, arrecadou o Leão de Prata.
Essential Killing, do polaco Jerzy Skolimovski, recebeu o Prémio Especial do Júri e Vincent Gallo, protagonista do filme, levou para casa o galardão de Melhor Interpretação Masculina.
A francesa Arian Abed foi distinguida com o troféu de Melhor Interpretação Feminina, pelo papel em Attenberg, realizado por Athina Rachel Tsangari.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.