FOTOS:
Reuters
A lista das cem mulheres mais poderosas do mundo foi divulgada pela revista Forbes e a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, ocupa o primeiro lugar. A mulher de Barack Obama tem-se destacado pela sua atitude pró-ativa desde que o marido assumiu a presidência, o que lhe vale uma grande popularidade juntos dos norte-americanos. A posição ocupada por Michelle Obama está também relacionada com os esforços que tem feito no combate à obesidade infantil, promovendo diversas ações de sensibilização para uma alimentação saudável e a prática de exercício físico. O seu trabalho tem dado alguns frutos, uma vez que já conseguiu que algumas grandes marcas, como a Coca-Cola ou a Kellogg’s, reduzissem o número de calorias dos seus produtos.
O segundo lugar desta lista é ocupado pela americana Irene Rosenfeld, conselheira do grupo alimentar Kraft Foods. A apresentadora Oprah Winfrey, a chanceler alemã Angela Merkel e a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton ocupam as posições seguintes.
No que refere ao mundo do espetáculo, Lady Gaga é o primeiro nome a aparecer no ranking, na 7.ª posição, seguindo-se Beyoncé na 9.ª, Ellen DeGeneres na 10.ª, Angelina Jolie na 21.ª, Madonna na 29.ª, Heidi Klum na 39.ª, Sarah Jessica Parker na 45.ª e Gisele Bündchen na 72.ª.
Dilma Rousseff, candidata à presidência do Brasil, também integra esta classificação e ocupa o 95.º lugar.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.