FOTOS:
Natacha Brigham
A noite de 5 de Outubro de 2010 vai ficar, para sempre, gravada na memória de Celso Cleto e Sofia Alves. Poderia ser apenas a data da primeira representação, no Auditório Municipal Eunice Munõz, em Oeiras, da peça Sabina Freire, de que Celso é encenador e Sofia protagonista, mas o momento ficou ainda marcado pela homenagem a Maria Dulce e pela estreia em palco da filha mais velha de Celso, Rita Cleto, de 19 anos.
"Ainda estou a tentar cortar o cordão umbilical… Ainda há umas coisas que se misturam, mas, lentamente, vamos melhorar isso", confessou o encenador, acrescentando: " Ainda estou a gerir a relação de pai e filha. Não sei explicar. Ia ver as provas dela e não percebia se ela tinha jeito ou não. Havia duas coisas que eu não queria que ela fosse: jornalista e atriz. Agora, quero é que ela trabalhe com muita gente e não apenas comigo."
Igualmente feliz com esta estreia estava Sofia Alves. A atriz, emocionada, não conteve o que sentia: "Estou tão orgulhosa da minha Rita! Ela é uma miúda incrível e preparou-se muito bem para esta peça. É muito batalhadora e tem uma cultura geral muito forte. Luta e trabalha muito e é um orgulho vê-la crescer tão bem. Fiquei muito emocionada, porque ela é minha filha também. É um momento único. Faço ideia do que o Celso sente ao ver a Rita passar de menina a mulher… E que bem que ela se estreou!"
Durante a conversa com os jornalistas, Sofia Alves acabou por confirmar que o anunciado casamento pela igreja, previsto para este ano, teve que ser adiado para 2011: "Gostávamos muito que fosse ainda este ano, mas não há hipótese. Para o ano é certamente. Será uma cerimónia muito intimista, na capela da nossa casa em Viseu. Não é essencial, mas ambos queremos muito, como católicos que somos."
Terminada a peça, todo o elenco, bem como diversos convidados, prestaram homenagem a Maria Dulce, atriz que morreu no passado mês de Agosto, quando estava a ensaiar a sua participação em Sabina Freire, tendo sido substituída por Manuela Maria. Na ocasião, Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, afirmou: "A vida é feita de gestos e esta foi uma forma simples de homenagear uma grande atriz."
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.