FOTOS:
Joaquim Norte de Sousa
Manuel Ivo Cruz, de 75 anos, morreu no passado sábado, 25 de dezembro – no Hospital de Santo António, no Porto, onde se encontrava internado há duas semanas – na sequência de septicémia, infeção que lhe provocou um colapso dos órgãos vitais.
O funeral do maestro, compositor, musicólogo e historiador realizou-se hoje, 27 de dezembro, no cemitério da Lapa. Amigos, familiares, personalidades ligadas ao mundo da música e simpatizantes da monarquia fizeram questão de marcar presença nesta última homenagem a Manuel Ivo Cruz.
À CARAS, o pianista Pedro Burmester recordou o maestro com "ternura": "A primeira vez que toquei com uma orquestra fui dirigido pelo maestro. Era um homem bom, que gostava muito de música e fez muito por esta arte em Portugal".
Durante a cerimónia, Ana Maria Príncipe leu uma mensagem de António Couto dos Santos, que privou com o maestro aquando da abertura da Casa da Música. Admiradora de longa data, prestou assim a sua homenagem a Manuel Ivo Cruz, que considerou um "amigo atento e uma pessoa com uma nobreza muito grande".
Hélio Loureiro contou que conheceu Manuel Ivo Cruz quando este ainda era presidente e diretor artístico do Círculo Portuense de Ópera, tornando-se amigo íntimo nos últimos anos. "Era um homem sorridente, apesar da doença. Honra-nos muito saber que foi a Confraria das Tripas a fazer a última homenagem em vida", considerou, recordando a Gala Infante D. Henrique, realizada em setembro, durante a qual o maestro foi distinguido com o prémio Personalidade/Carreira.
Agraciado com a condecoração portuguesa de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, recebeu ainda, nas comemorações do 50.º aniversário da carreira artística, a Medalha Municipal de Mérito, grau Ouro, entregue pela Câmara Municipal do Porto.
Numa vida dedicada à música, Manuel Ivo Cruz foi ainda diretor musical da Orquestra Filarmónica de Lisboa, colaborou com a orquestra sinfónica da Emissora Nacional e dedicou-se à investigação e ao ensino, criando cursos nos quais lecionou. Ao longo da sua vida recebeu inúmeros prémios de carreira, nomeadamente em Portugal, França e Brasil.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.