
António Pinto Basto
D.R.
é o título do último álbum de
António Pinto Basto, em alusão ao facto de dez das faixas terem a assinatura Pinto Basto, três delas a do seu segundo filho,
Gustavo. Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, António descobriu cedo a sua paixão pelo fado e hoje conta com 40 anos de carreira, 20 dos quais como profissional.O fadista é pai de cinco filhos:
Carlota, de quatro anos, e
António, de três – fruto da sua relação com
Mariana Oliveira, de quem se separou há cerca de dois anos -, e
Egas, de 22 anos, Gustavo, de 20, e
Maria Amélia, de 18 – fruto do seu primeiro casamento, com
Amélia Esparteiro.
O Livro
A ‘Trilogia Millennium’, de Stieg Larsson
Li recentemente os dois primeiros livros da Trilogia Millennium, do sueco
Stieg Larsson,
Os Homens que Odeiam as Mulheres e
A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo [o último é
A Rainha no Palácio das Correntes de Ar]. Confesso que me fascinaram. Uma obra notável, fruto de um grande talento.
O Restaurante
Fialho
Sendo eu de Évora, e tendo a idade que tenho, tive oportunidade de assistir ao crescimento daquela que é considerada uma das ‘catedrais’ da nossa gastronomia, o Restaurante Fialho. Ainda sou do tempo em que lá íamos beber as nossas "canhas" a 25 tostões cada…
A Peça de Teatro
"Sabina Freire"
Assisti recentemente à estreia da peça
Sabina Freire, é esta que me apetece referir. Um bom trabalho em cena no Teatro Eunice Muñoz, em Oeiras. Também gostei de ver
Fado, A História de um Povo, de
Filipe La Féria, em cena no Casino Estoril. E tenho de referir a primeira peça a que assisti, no Teatro Garcia de Resende, em Évora:
O Milagre de Ann Sullivan, interpretado por
Guida Maria, deixou-me apaixonado… por ela.
A Viagem
Turquia
Enquanto cantor, tenho a oportunidade de, felizmente, viajar muito. Para eleger uma viagem, optarei por uma que fiz à Turquia. Fiquei encantado com o que tive oportunidade de ver naquelas paragens, em que temos a perfeita sensação de estarmos no centro do mundo, onde tudo começou.
O Fim de Semana
Em Lisboa, com os filhos
Há sete anos que os meus fins de semana ideais são aqueles em que tenho o ensejo de gozar da companhia dos meus filhos e de lhes proporcionar a minha companhia. Esses são "os" fins de semana.
O Hotel
Mandarim, em Macau
Quando penso em hotéis, lembro-me de imediato da sensação de ficar instalado nos maravilhosos hotéis de cinco estrelas do Oriente. A primeira experiência foi no Mandarim, em Macau. Para mim, era como se tivesse seis ou sete estrelas.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.