Renato Seabra, o jovem modelo que confessou ter sido o autor da morte do cronista social
Carlos Castro, vai ser ouvido hoje em tribunal e não no Hospital Bellevue, em Manhattan, onde se encontrava internado, como estava previsto. Renato terá recebido alta do hospital e vai comparecer às quatro da tarde de hoje (hora portuguesa) perante um juiz e um procurador, na companhia do seu advogado,
David Touger.
O advogado pretenderá alegar insanidade temporária de Renato tanto no momento em que cometeu o crime como naquele em que confessou a sua autoria. Se for bem sucedido em relação à confissão, o julgamento prosseguirá sem que esta seja tida em conta. Se a invocação de insanidade mental for igualmente provada em relação ao momento em que cometeu o crime, aí a acusação poderá passar de homicídio em segundo grau para homicídio involuntário, cuja moldura penal vai de cinco a 25 anos.
Este segundo cenário é considerado mais improvável, pelo que as expectativas, neste momento, são as de que o jovem seja realmente acusado de homicídio em segundo grau. A ser considerado culpado, isso quer dizer que terá de cumprir uma pena mínima de 25 anos de prisão. Só depois desse tempo é que poderá tentar ser repatriado para Portugal.
Tudo indica que são fracas a possibilidades de ser concedida uma fiança a Renato enquanto aguarda pelo julgamento, já que deverá ser considerado que há risco de fuga. Em todo o caso, a fiança poderia atingir o valor de um milhão de dólares, que a família dificilmente poderia pagar.
Entretanto, as duas irmãs de Carlos Castro que se deslocaram a Nova Iorque,
Maria Amélia e
Fernanda, foram já ouvidas pelo procurador e pelo juiz que tomaram conta do caso, assim como
Cláudio Montez, que as acompanhou nesta viagem, e ainda
Vanda e
Mónica Pires que deram o alerta no hotel no dia em que Carlos Castro foi assassinado.
O advogado David Touger, que irá representar Renato Seabra, é um dos fundadores da sociedade Peluso & Touger, LLP e tem uma vasta experiência na área do Direito Criminal. Nasceu em Long Island, Nova Iorque, estudou na Brooklyn Law School, onde se formou em 1984, e foi jogador de
baseball na universidade.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.