
Colin Firth
Reuters
A temporada de entrega de prémios não poderia ter corrido melhor a Colin Firth. O ator foi distinguido com o Óscar de Melhor Ator na 83.ª gala dos prémios da Academia, no Kodak Theatre, Los Angeles, pela sua interpretação em O Discurso do Rei. Emocionado, Firth recebeu a estatueta dourada das mãos de Sandra Bullock e agradeceu à sua família, aos seus amigos e, em especial, à sua mulher, Livia Giuggioli, que sempre o apoiou. “Tu és responsável por isto”, disse o ator, num agradecimento sentido.
O ator, que já tinha sido nomeado no ano passado pela interpretação em Um Homem Singular, agradeceu à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, aos restantes nomeados e ao elenco de O Discurso do Rei,“especialmente a Helena Bonham Carter e Geoffrey Rush”.
É de salientar que Colin Firth já tinha sido galardoado com o Globo de Ouro, o Screen Actor Guild e o prémio Bafta na mesma categoria.
Nomeados estavam também Javier Bardem, por Biutiful, Jeff Bridges, por Indomável, Jesse Eisenberg, por A Rede Social, e James Franco, por 127 Horas.