Num regresso às origens, Carlos Sousa está de volta ao Campeonato português de Todo-o-Terreno, retomando o volante de um Mitsubishi Racing Lancer ex-equipa oficial. Com um palmarés invejável, onde se incluem quatro títulos absolutos (1995, 1999, 2001 e 2002) e o atual recorde de 21 vitórias à geral, os objetivos só poderiam ser ambiciosos: "Quero surgir ao melhor nível e estar na luta pelo triunfo a cada prova".
Após um ano de ausência, Carlos Sousa prepara-se para regressar ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno em 2011, assumindo, tal como em 2009, a condução de um Racing Lancer ex-equipa oficial Mitsubishi.
"Este é um regresso há muito desejado e que resulta da minha enorme paixão pelas corridas e pelos automóveis. Apesar de continuar a ter uma vida profissional intensa, entendi que este era o momento certo para assumir um regresso à competição e, muito em particular, ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno", explica Carlos Sousa.
"Ficar parado mais um ano só dificultaria um eventual regresso ao próximo Dakar, pelo que empenhei-me nestes últimos meses em colocar de pé um projeto que me permitisse lutar por uma posição de destaque no Campeonato. Essencialmente, estou feliz por voltar a competir. E isso, nesta altura, é até mais importante do que o desejo de querer ganhar, que é sempre muito", admite o piloto que em 2009 venceu três das quatro provas em que participou, obtendo ainda um segundo lugar.
"Obviamente" – prossegue –
"vamos entrar no Campeonato para tentar ganhar, embora cientes que a primeira baja será sobretudo para ganharmos ritmo competitivo. Afinal, a última prova que realizei foi já em janeiro do ano passado", recorda Carlos Sousa, aludindo à sua participação no Argentina-Chile Dakar 2010, onde conquistou um notável sexto lugar da geral, foi o melhor privado e o primeiro entre os carros a gasolina.
Talvez por isso tenha acabado por ser natural a opção de Carlos Sousa pelo Mitsubishi Racing Lancer, uma vez que foi neste carro que o piloto protagonizou o seu regresso ao
"É claro que cheguei a analisar outras opções no mercado. Mas esta solução ficou decidida em apenas três dias: Primeiro, porque conheço bem o carro e o seu enorme potencial competitivo; segundo – e não menos importante – porque a equipa será liderada pelo experiente Thierry Viardot, antigo diretor técnico da equipa oficial Mitsubishi e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento deste carro", justifica Carlos Sousa que utilizará em Portugal a versão equipada com o motor V6 de 4 litros a gasolina.
Com um calendário composto por sete eventos em 2011, o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno tem a sua primeira prova agendada para os dias 19 e 20 de março, na região algarvia de Tavira.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.