Carlos e Raquel casaram-se em agosto de 2001, numa cerimónia budista na Tailândia, que a CARAS acompanhou. Meses depois nasceu Mariana, a única filha que têm em comum, e que tem hoje nove anos. Contudo, a felicidade do casal seria interrompida em fevereiro de 2003, quando Carlos Cruz, de 68 anos, foi detido, com base nas investigações do processo Casa Pia, passando quinze meses em prisão preventiva. Tudo isto quando era ainda recém-casado com Raquel e Mariana não tinha sequer começado a falar. Desde então, Raquel, de 37 anos, tem estado incondicionalmente ao lado do marido na luta por provar a sua inocência.
"Temos atravessado um longo, conturbado e difícil processo de vida, na sequência de falsidades – torpes e intoleráveis – que o chamado processo Casa Pia gerou, quer a nível judiciário quer mediático. Esta nossa separação diz respeito à nossa vida privada e esperamos que tal facto seja respeitado, não tanto por nós, mas, sobretudo, por causa da nossa filha Mariana. Mantemo-nos unidos na nossa profunda amizade, no nosso profundo respeito recíproco e numa luta comum para que naquele tormentoso e kafkiano processo Casa Pia a verdade vença a mentira e a inocência de Carlos Cruz seja plenamente reconhecida", lê-se ainda no referido comunicado.
Raquel já estará a viver com a filha num apartamento próximo da casa onde moravam, em Cascais, respeitando assim a vontade de Mariana, que quer ficar próxima dos amigos, ficando também perto do pai.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.