Aos 48 anos, José Mourinho é uma figura incontornável do futebol português e mundial. Esta noite, na XVI Gala dos Globos de Ouro, o técnico do Real Madrid recebeu mais um prémio na sua carreira de sucessos, o de Melhor Treinador, pelo trabalho desenvolvido ao longo do último ano.
Pelo mundo inteiro, José Mourinho, de 48 anos, é conhecido como “Special One”. Uns dizem que é arrogância, outros dizem que é atitude. Divergências à parte, a verdade é que Mourinho ganha títulos atrás de títulos, sendo considerado pela FIFA, em 2010, como o melhor treinador do ano. Filho de um antigo guarda-redes, Félix Mourinho, o treinador de futebol sempre se moveu no mundo da bola. Muito atento ao que se passava dentro das quatro linhas, desde cedo percebeu que o que gostava mesmo era de táticas e de reconhecer talentos. Talvez por isso tenha tirado o curso de Desporto, no antigo Instituto Superior de Educação Física, e mais tarde o de treinador de futebol na Escócia. Antes de chegar ao Sporting, como técnico-adjunto, José Mourinho foi preparador físico e treinador-adjunto no Estrela da Amadora e no Vitória de Setúbal. Quando Bobby Robson abandonou o clube leonino, José Mourinho foi atrás e com ele seguiu para o Futebol Clube do Porto e para o Barcelona FC.
Depois, em 2000, o treinador assume o comando do Sport Lisboa Benfica, que abandona a meio da época. Seguiu então para o União de Leiria e em 2002 chegou à liderança do Futebol Clube do Porto, começando aí os seus anos de ouro. Ao serviço do clube portista, o “Special One” ganhou dois campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça, a Taça UEFA e ainda a Liga dos Campeões, na época 2003/4. Com este percurso de sucesso, o técnico português despertou as atenções internacionais. Roman Abramovich , dono do Chelsea, tornou José Mourinho um dos treinadores mais bem pagos do mundo ao ganhar, em 2004, cerca de cinco milhões de libras por ano ao liderar a equipa inglesa do magnata russo. Durante três épocas, o técnico natural de Setúbal, conquistou no Chelsea o campeonato inglês por duas vezes, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga e uma supertaça.
Em 2008, José Mourinho assinou pelo Inter de Milão, ao serviço do qual faz o pleno novamente – conquista o campeonato nacional, a Taça e a Liga dos Campeões na época 2009/10. Já sem nada para provar, o treinador trocou Itália por Espanha ao aceitar o convite para liderar o Real Madrid, equipa de Cristiano Ronaldo.
Ao seu lado em todas estas aventuras profissionais, José Mourinho tem contado com o apoio incondicional da mulher, Matilde, e dos filhos, Matilde, que nasceu em 1996, e José, quatro anos mais novo.
Na mesma categoria estavam nomeados Domingos Paciência (treinador do Sporting Clube de Braga, que entretanto assinou pelo Sporting Clube de Portugal), Jorge Jesus (treinador do Sport Lisboa e Benfica) e Rui Rosa (treinador da judoca Telma Monteiro).
José Mourinho é eleito o Melhor Treinador na Gala do Ano
O treinador do Real Madrid recebeu, em 2010, o título de Melhor Treinador do Mundo, atribuído pela FIFA.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites