O cenário é verdadeiramente idílico, e ninguém diria que a Herdade Almeida Velha, propriedade da família Pinto Ribeiro, se situa em pleno Alentejo, de tão verdejante que é. A verdade é que o local foi a escolha perfeita para a festa que se sucedeu à celebração do casamento de Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro. Foram poucos ou nenhuns os convidados que não ficaram encantados com o pôr-do-sol refletido nas águas da Barragem do Caia que coroou este dia tão especial para os noivos. “Foi mesmo o cumprir de um sonho para ambos. Precisávamos de dez tendas ou mais para receber todas as pessoas que gostávamos que estivessem aqui… Felizmente, estão todos muito divertidos, e isso era o que mais queríamos”, afirmou o ator, que entre perguntas e respostas não resistiu a beijar a mulher, dizendo-lhe um sentido: “Amo-te!” Francisca, habitualmente bem- disposta, estava a esta hora de sorriso bem rasgado e comovida com o momento. “Os amigos estão cá todos, a família está em peso… É lindo!”, afirmou.
À chegada à quinta, os convidados foram recebidos pelos noivos e respetivas famílias e encaminhados para um coquetel junto à piscina. João Pinto Ribeiro, pai da noiva, aproveitou o momento para revelar à CARAS a sua felicidade por ter visto a filha comemorar o seu casamento neste espaço. “Este é um espaço mágico e cheio de energia. Todas estas pedras, a barragem, tudo… Costumo dizer a brincar que há vinte anos descobri uma energia renovável, que é vir para a herdade renovar as energias. Fiquei muito feliz por a minha filha ter feito aqui a sua festa de casamento”, afirmou o leiloeiro.
Muito emocionados estavam os pais do noivo, Lurdes e Horácio Pereira, que não pouparam elogios ao filho. “O Ricardo sempre seguiu o caminho dele, é uma pessoa independente. Sempre fomos uma família unida e vamos continuar a sê-lo. Gostamos muito da Francisca”, disse a mãe do ator.
Entre os convidados contavam-se muitas caras conhecidas, entre as quais Diana de Cadaval e o marido, Charles-Philippe d’Orléans. A duquesa fez questão de elogiar a escolha do Alentejo para o casamento. “Foi tudo muito bonito. A igreja de Elvas, só por si, já é um local lindo, mas tudo estava muito bem. Estão de parabéns por tudo, pela união e pela festa magnífica que organizaram”, referiu.
Após o coquetel, os convidados foram encaminhados para uma tenda montada junto à barragem, onde os esperavam várias surpresas. Os noivos entraram em último lugar, como manda a tradição, e ao som de uma banda sonora muito especial, a imitar a estreia de um novo filme nos cinemas, no qual Ricardo e Francisca seriam os protagonistas. A única diferença é que esta não é uma história de ficção, e isso notou-se nos rostos dos noivos, que, uma vez mais, não esconderam a comoção ao verem amigos e familiares de pé a aplaudirem a sua entrada.
Depois do jantar, servido por um restaurante local, A Bolota, veio a primeira surpresa da noite. Sebastião Pinto Ribeiro, irmão da noiva, chamou os Harlem Gang Band, um grupo de Nova Iorque, para abrirem a noite, surpreendendo tanto a irmã como o próprio Ricardo. Seguiu-se a exibição de um vídeo, preparado pelo padrinho do ator, Diamantino Martins, a recordar as origens de Ricardo, e um outro que revelava momentos de paixão do casal. Mais tarde, subiu ao palco a fadista Carminho, que até então parecia estar ali apenas como convidada. Carminho cantou e tornou o momento ainda mais especial para os noivos.
A festa estava para durar, mas antes de abrir a pista de dança faltava ainda um momento incontornável: o corte do bolo de noiva. Um bolo original e que levou as duas famílias a reunirem-se de novo à volta dos noivos. Minutos depois, e quando se fazia o tradicional brinde, sobre as águas da barragem começava um magnífico fogo-de-artifício. Assim terminava o “programa oficial”, mas a festa continuou até de madrugada ao som de músicas dos anos 80 e 90, com os noivos a dançarem sempre rodeados de amigos e familiares.
Fotos:
Campiso Rocha, João Lima e Mike Sergeant