Domingos Duarte Lima está em prisão preventiva, a medida de coação mais pesada, determinada pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), que interrogou o ex-deputado do PSD no âmbito de um processo que envolve verbas do BPN e a compra de terrenos na zona de Oeiras. Um processo diferente daquele que corre no Brasil, onde Lima é acusado do homicídio de Rosalina Ribeiro, companheira do milionário Tomé Feteira.
Depois da detenção, um jornal diário avançava com a notícia de que Duarte Lima, sabendo de antemão que iriam ser feitas as buscas, teria destruído as provas essenciais do processo. “Eu referi-lhe essa notícia. Ele ficou abismado com tal ideia, que é completamente surreal”, revelou o advogado do ex-deputado, Raul Soares da Veiga, à saída do Estabelecimento Prisional da Polícia Judiciária, onde esteve cerca de duas horas.
Soares da Veiga adiantou ainda que Lima “está sereno. Está muito atento ao assunto, colocando questões sobre o que é que agora se deve fazer, às quais demos resposta”. A defesa já interpôs recurso da prisão preventiva aplicada a Duarte Lima, indiciado pelos crimes de burla agravada, fraude fiscal e branqueamento de capitais num negócio imobiliário financiado com dinheiros do BPN.
Recorde-se que à mesma hora que Duarte Lima era detido, também o seu filho, Pedro, era preso no âmbito do mesmo processo. Para este foram determinadas como medidas de coação o pagamento de uma caução de 500 mil euros, termo de identidade e residência, apresentações semanais às autoridades, proibição de contacto com o também suspeito no processo Vítor Raposo – seu sócio no fundo de investimento Homeland –, e proibição de se ausentar do país.
Duarte Lima fica em prisão preventiva, filho aguarda julgamento em liberdade
Duarte Lima fez 56 anos no passado domingo e recebeu a visita do filho, Pedro Lima, que no âmbito do processo BPN também esteve detido, mas saiu em liberdade sob caução de 500 mil euros.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites