Psicóloga, terapeuta familiar, professora e modelo, Astrid Werdnig sempre foi uma pessoa atenta à moda e preocupada com a sua imagem. Gosta de espreitar as montras, de experimentar peças de roupa, e a filha, Chloë – fruto do seu casamento com o ator Paulo Pires – parece estar a seguir os seus passos. Conversámos com Astrid numa loja Laranjinha, da qual é embaixadora.– Quando tem de comprar roupa para a Chloë, leva-a consigo ou ela aceita bem as suas escolhas?
Astrid – Ela aceita bem, mas normalmente gostamos de ir juntas, de experimentar a roupa e ver logo como fica.
– E não se aborrece nada, calculo?
– Nada, pelo contrário, adora! Desde pequenina que se habituou a ver-me experimentar roupa e ela própria ficou com este gosto. Entretanto, já percebi que é completamente apaixonada por sapatos, uma coisa que eu não sou tanto…
– Há quem tenha o hábito de estrear roupas no Natal. É o vosso caso?– Não tem de ser roupa nova, mas gostamos de vestir roupa especial nessa noite.
– Este ano vão passar o Natal em Portugal?
– Sim. Temos duas tradições distintas. Na Áustria cumprimos a tradição dos meus pais. Normalmente é um Natal mais desportivo, fazemos esqui na montanha, encontramos amigos… Como os meus pais se encarregam de todos os preparativos, temos o dia 24 praticamente livre para fazermos o que nos apetece. Vamos sempre para o mesmo café, onde nos encontramos com imensos amigos e acabamos por lá ficar até por volta das duas da tarde. Depois vamos à missa assistir a um espetáculo preparado para as crianças – que a Chloë adora, porque vê os seus amiguinhos austríacos na peça de teatro – e, mais tarde, passamos pelo cemitério com a família. À noite, a família reúne-se para jantar, trocar presentes e cantar – o meu pai faz questão disso, e o Paulo até já canta em alemão! No dia 25 fazemos apenas um almoço em família. Em Portugal seguimos a nossa própria tradição: fazemos a receita de peru de Jamie Oliver, a família do Paulo traz os doces tradicionais e temos sempre bacalhau com couve portuguesa à mesa, que eu adoro. É um dia em família também.
Astrid Werdnig e Chloë escolhem roupa para o Natal
“Gostamos de vestir roupa especial nessa noite.”