Catarina Furtado, embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), criou, em parceria com Ana Magalhães, a marca Corações com Coroa, que pretende angariar fundos para ajudar o UNFPA a realizar o seu trabalho na área da saúde materna e infantil nos países mais necessitados. Para isso foram postas à venda mil T-shirts com desenhos feitos por Maria Beatriz, de cinco anos, filha da atriz, e por Gonçalo, de sete, filho de Ana Magalhães. As receitas revertem na íntegra para o UNFPA.
“A ideia surgiu quando, ao olhar para um dos muitos desenhos de meninas e meninos com coroas, feitos pela minha filha, lhe perguntei: “Mas porque é que todos os teus meninos e meninas têm coroa?” A minha filha respondeu:”Porque os príncipes do nada da mãe também têm todos coroas.” Foi aí que decidi lançar esta iniciativa, que no fundo se resume a entregar um donativo meu ao UNFPA (fazendo as t-shirts) mas querendo vê-lo duplicado (e no futuro, se tudo correr bem, triplicado através de outras ações!)“, revela Catarina Furtado, esclarecendo que o resultado obtido “irá ser aplicado no país e no projeto que, juntamente com o UNFPA, irei selecionar tendo sempre em conta as prioridades das necessidades (o mesmo processo foi feito com a iniciativa Dar Vida sem Morrer na Guiné-Bissau e que tem sido acompanhado através de 4 documentários que tenho realizado para a RTP)”.
A bem da total transparência do processo, a apresentadora e atriz assume “o compromisso de mostrar sempre a quem contribuiu a real diferença que o seu donativo fez no determinado país, para que possa ter sido possível determinado projeto, ou através de documentários, ou através de informações”.
Cada t-shirt custa 15 euros, com modelos dos 2 anos até aos 12 para rapazes e dos 2 anos até ao L para meninas. Já estão à venda em locais concretos de pessoas que aceitaram juntar-se à iniciativa.
No Porto: Atelier do criador Nuno Baltazar.
Em Lisboa: No Museu da Fundação Ricardo do Espirito Santo Silva; nos cabeleireiros Marina Cruz da Av. Miguel Bombarda, Fonte Nova e Telheiras; na Clínica Gerações; no Grupo Joaquim Chaves em Miraflores (datas a definir); na escola “Torre” e na creche “Casa da Arvore”; na Oficina Mustra na Av da Liberdade; no restaurante Love Store no Restelo; na produtora de televisão Até ao Fim do Mundo em Carnaxide; no restaurante Ribeirinha de Colares em Colares; na Loja d’ Aldeia em Janas.