Habituada a passar todo os momentos livres com a filha, Luísa, de 11 anos, Alberta Marques Fernandes, de 44 anos, fez questão de a levar consigo a uma sessão de homenagem a várias mulheres feita pela Junta de Freguesia de São Francisco Xavier – onde mora há 13 anos –, no Dia Internacional da Mulher.
Enquanto se preparava para moderar a sessão, a jornalista falou com a CARAS da sua relação com Luísa: “Somos só as duas e somos muito cúmplices e isso é bom e mau… Bom porque temos uma relação absoluta, mau porque se tem sempre receio de se criar uma criança autocentrada. Por isso, tento, na medida do possível, fazê-la perceber que o mundo não gira todo à volta dela. Mas é difícil, pois acaba por girar! [risos] Ela tem tendência para ser muito protetora comigo, mas eu tento contrariar isso, pois acho que é um peso muito grande.”
Na ocasião, Alberta explicou também que ser mãe é o seu principal papel e contou como está a viver a pré-adolescência de Luísa, que obriga a cuidados redobrados: “Não é fácil, mas acho que o pior ainda está para vir. Agora ainda se controla mais ou menos, os primeiros dramas, os primeiros desgostos… Graças a Deus, ela ainda partilha isso tudo comigo, mas não sei por quanto tempo. [risos] Sou muito atenta a tudo e brincamos muito as duas com estas novas tecnologias, como o Facebook, e acho isso importante, pois assim sei onde ela anda, estou a olhar por ela.”
A jornalista revelou ainda que não se sente preparada para que a filha cresça e siga o seu caminho independente: “Tenho vindo a preparar-me para isso, mas acho que nunca se consegue. Para que uma criança cresça tem de contestar os pais, ser rebelde, e acho que nenhum pai está preparado para tal. Vai ser um desafio…”