Maria Helena Santos Mendes conhece Paco Bandeira e Maria Roseta desde 1998, altura em que o então marido, Armando Vara, amigo do músico, os apresentou. No entanto, privaram com mais assiduidade entre 2001 e 2004 por serem vizinhos no Alentejo, explicou esta testemunha de acusação, que foi hoje ouvida no Tribunal de Oeiras no âmbito do processo de Paco Bandeira, acusado de violência doméstica, maus tratos, devassa da vida privada e posse de arma proibida.
Ao coletivo de juízes a jurista, de 52 anos, relatou que Maria Roseta dizia habitualmente que Paco Bandeira a maltratava. Contou ainda que a técnica superior da Segurança Social lhe telefonou na tarde em que o músico lhe terá apontado a arma à cabeça, para pedir ajuda. Helena Mendes revelou ainda que, em algumas situações em público, “percebi que havia alguma tensão entre o dois, pois não havia diálogo, havia respostas curtas e palavras secas e por vezes eles dizia-lhe ‘cala-te não perecebes nada disto’ e ‘ninguém te pediu opinião’.”
Na sessão de hoje foi ainda ouvida uma ex-secretária de Almeida Santos, Ana Paula Nápoles, outra amiga de Maria Roseta.
Dia 11 de abril será a vez de serem ouvidas as restantes oito testemunhas, entre elas a psicóloga da filha do casal, Constança, de 13 anos.