Nuno Queiroz Ribeiro, de 34 anos, diz que sempre gostou de estar ao pé dos “tachos da minha mãe.” Contudo, só quando deixou o seu emprego na área das telecomunicações e foi para Londres, com 23 anos, é que se apaixonou definitivamente pela arte de cozinhar. Depois de ter estudado na Le Cordon Bleu, uma das mais conceituadas escolas de culinária do mundo, o chef regressou a Portugal, mas não conseguiu arranjar emprego. Assim, voltou para Londres e descobriu os sabores da alimentação saudável. Com vontade de explorar mais este mundo gastronómico, foi para Milão e mais tarde para Beirute, onde abriu um restaurante pioneiro na área da comida vegetariana, vegan, macrobiótica e biológica.
Em 2004, Nuno Queiroz Ribeiro regressou a Portugal e começou a trabalhar na cozinha de Chakall. Ano e meio depois, o chef abraçou um desafio em nome próprio. “Achei que tinha capacidade para ter o meu próprio negócio e fui ter com os meus grandes amigos João e Tomás Lagos e abrimos a nossa empresa de catering, a Venzann, e dedicámo-nos sobretudo aos grandes eventos”, contou Nuno.
O ano passado, o chef integrou a equipa do programa da SIC, Peso Pesado, conciliando assim dois desejos antigos: trabalhar em televisão e ajudar obesos. “É um privilégio para mim trabalhar com a questão da obesidade. A maioria dos portugueses acha que o que é saudável não sabe bem e isso é a maior mentira que pode haver. A comida saudável pode e deve ser saborosa”, defendeu.
Atualmente, Nuno Queiroz Ribeiro integra a equipa do programa Dr. White, mas já sonha com outros desafios, como nos contou: “Gostava de ter um programa de culinária meu. Quero ensinar os portugueses a serem mais saudáveis. Também gostava de lançar um livro e de abrir um restaurante libanês cá.”
Nuno Queiroz Ribeiro: Um ‘chef’ na linha
O ‘chef', que se prepara para ser pai, fruto da sua relação com Joana Solnado, falou à CARAS o seu percurso.