O corpo de Miguel Portas esteve em câmara ardente no Palácio Galveias, em Lisboa, esta tarde, e os amigos e familiares, como a mãe Helena Sacadura Cabral, o pai, Nuno Portas e os irmãos Paulo e Catarina Portas, despediram-se do eurodeputado.
Entre os presentes estiveram também figuras ligadas à política, como o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, e os ex-presidentes, Jorge Sampaio, Mário Soares e Ramalho Eanes.
O corpo foi depois cremado, numa cerimónia íntima apenas reservada à família, mas amanhã estão previstas duas iniciativas públicas de homenagem a Miguel Portas.
A primeira, às 14h00, decorrerá no Teatro São Luiz. E às 17:30 será celebrada uma missa na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, a pedido da mãe do fundador do Bloco de Esquerda, Helena Sacadura Cabral. Esta missa tem uma forte carga simbólica, uma vez que um dos arquitetos que projetou a igreja foi precisamente o pai do eurodeputado, Nuno Portas.
Recorde-se que Miguel Portas morreu esta terça-feira, 24 de abril, em Antuérpia, vítima de cancro do pulmão.
Familiares e amigos despedem-se de Miguel Portas
O velório do eurodeputado decorreu hoje no Palácio Galveias, em Lisboa. Além da família e dos amigos, muitas foram as figuras ilustres que lhe prestaram homenagem.