Criada em 2006, a banda portuguesa Buraka Som Sistema é frequentemente apontada com a fundadora do novo som eletrónico kuduro progressivo, como os próprios membros descrevem o seu estilo musical.
Lil’ John, Riot e Condutor são os membros deste projeto que nasceu na Buraca, Amadora, mas que depressa cresceu para o mundo, depois do lançamento do primeiro single, Yah!.
Para a gravação do primeiro EP, From Buraka to The World, a banda contou com as colaborações de Kalaf e Petty.
No verão de 2008 foi editado primeiro álbum de longa duração da banda, Black Diamond. DJ Znobia, Saborosa, M.I.A. e Puto Prata entraram no tema Sound of Kuduro, escolhido como single de apresentação do disco. Por esta altura já estava confirmado o sucesso dos Buraka Som Sistema, cujo talento tem sido reconhecido pela crítica. Foi justamente pelo álbum Black Diamond que a banda recebeu, em 2009, o Globo de Ouro de Melhor Grupo.
No ano passado, Lil’ John, Riot e Condutor voltaram a dar que falar com Komba, cujo primeiro tema divulgado foi Hangover (Bababa) e o trabalho vale-lhes agora uma nomeação para a XVII Gala dos Globos de Ouro. Na corrida ao galardão de Melhor Grupo estão ainda Amor Electro (com o CD Cai o Carmo e a Trindade), Clã (com o CD Disco Voador) e Dead Combo (com o CD Lisboa Mulata).
Melhor Grupo: Buraka Som Sistema
O grupo está nomeado pelo CD 'Komba', apresentado em 2011.