Os velejadores da equipa espanhola Telefónica tiveram uma grande surpresa quando o príncipe Felipe apareceu na base de terra da equipa, na doca de Pedrouços, em Lisboa. Durante a visita oficial a Portugal, o Príncipe das Astúrias conseguiu arranjar tempo para cumprimentar a equipa comandada pelo skipper Iker Martinez.
Durante cerca de uma hora o herdeiro da coroa espanhola, amante e praticante de vela, esteve com João Lagos, promotor do Stopover de Lisboa, com Knut Frostad, CEO da Volvo Ocean Race e com os velejadores olímpicos a quem quis deixar uma mensagem de motivação. Já a princesa Letízia, madrinha da Telefónica, não esteve presente nesta visita.
A equipa espanhola é a segunda classificada na Volvo Ocean Race e neste momento aproveita a estada na capital portuguesa para reparar o barco que passou pela dureza dos mares e dos ventos ao longo da travessia da sétima etapa da prova entre Miami e Lisboa.
É a segunda vez que o Príncipe das Astúrias visita o Volvo Ocean Race. Em novembro de 2011 marcou presença em Alicante durante a largada da maior regata à vela do mundo.