No dia 20 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial do Refugiado, Angelina Jolie doou 100 mil dólares (cerca de 79 mil euros), a favor dos refugiados na Síria. Em comunicado, a atriz quis deixar uma mensagem especial aos mais carenciados: “Cada refugiado é importante. Cada um tem a sua própria história. Cada um sofre e sobreviveu a coisas que eu jamais conseguiria suportar. Mas mesmo assim, eles levantam-se e vivem dia após dia”, afirmou.
Além disso a intérprete de Tomb Raider fez questão de deixar uma crítica aos países onde o número de refugiados é muito elevado. “Infelizmente o mundo está a produzir refugiados mais rapidamente do que produz soluções para que os que perdem os seus lares sejam realojados. E as soluções não podem ser exclusivamente humanitárias, têm também de ser políticas”, disse.
A atual noiva de Brad Pitt aproveitou para recordar que “pelo quinto ano consecutivo, o número de pessoas refugiadas supera os 42 milhões em todo o mundo” e que a segurança e o bem-estar destas pessoas depende da contínua generosidade e das doações ao ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) que é quem fornece aos refugiados proteção, abrigo, água limpa e assistência médica.
Angelina Jolie e Brad Pitt gostam de usar a sua fama para tentar melhorar o mundo. Em junho de 2011, o casal doou 500 mil dólares (cerca de 395 mil euros) à fundação da Comunidade do Ozarks, que está a reconstruir a área de Joplin, no Missouri, destruída naquele mesmo ano por vários tornados.
Cinco meses antes, o casal tinha doado 2 milhões de dólares (cerca de 1 milhão e 600 mil euros) ao Santuário Naankuse Wildlife, na Namíbia, onde tinham estado de férias. A ideia da doação foi inspirada na filha Shiloh, de 6 anos, que nasceu em África.
Na vida real, Angelina Jolie gosta de praticar o bem, já na ficção a atriz prepara-se para interpretar uma personagem bem diferente. Vai fazer de bruxa má no filme A Bela Adormecida, uma adaptação ao cinema do conto de fadas e que tem estreia prevista para março de 2014.
Angelina Jolie faz doação a refugiados sírios
No Dia Mundial dos Refugiados, a atriz doou cerca de 79 mil euros ao Alto Comissariado das Nações Unidas, do qual é embaixadora
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites