Em mais uma grande noite de estreia, o Teatro Politeama encheu-se de caras conhecidas que aplaudiram com entusiasmo Uma Noite em Casa de Amália, musical que marca o regresso de Filipe La Féria à encenação dos seus próprios textos e retrata uma das muitas tertúlias que a diva do fado fazia em sua casa, mais concretamente, uma que se realizou a 19 de dezembro de 1968, em honra do poeta brasileiro Vinicius de Moraes.
Pedro Passos Coelho e Laura Ferreira são assumidamente fãs de teatro e de La Féria, por isso, fizeram questão de estar presentes nesta estreia. “Sou fã dos musicais do Filipe, pois são sempre de grande nível e qualidade. Têm bons atores, cantores, músicos, bailarinos, portanto, o espetáculo vai ser bom com certeza e vai ter uma boa correspondência do público. Este é um regresso também a um elemento tão importante da nossa cultura como é a Amália”, disse o primeiro-ministro à chegada ao Politeama.
O ex-ministro João de Deus Pinheiro foi dos primeiros a chegar, na companhia da mulher, Manuela, e, no final, confessou ter ficado bastante satisfeito com esta noite: “Achei um espetáculo muito interessante e é de louvar a caracterização dos personagens, que está muito bem feita. O Filipe La Féria é de facto singular e merece todo o nosso apoio.”
Recorde-se que anteriormente Filipe La Féria encenou uma peça de homenagem a Amália Rodrigues, interpretada pela fadista Alexandra. Esta estreia acabou, por isso, por ter um sabor muito especial para Alexandra, até porque teve a possibilidade de fazer parte de uma tertúlia em casa da diva do fado: “Gostei muito e há prestações fabulosas. É um espetáculo que em certas alturas até é comovente, pois faz-nos lembrar aquilo por que passámos. Ainda cheguei a fazer um serão com a Amália e ela tinha realmente um lado intelectual fantástico.”
Mário Soares esteve sempre muito atento a tudo o que se passava em palco, já que recorda muito bem aquela época, assim como as personalidades retratadas em palco: Amália Rodrigues, Vinicius de Moraes, Natália Correia, Ary dos Santos, David Mourão-Ferreira, Alain Oulman e Maluda. “Achei muito interessante, porque conheci esta gente toda e, portanto, lembra-me a minha juventude. Gosto muito daquilo que o La Féria faz, mas sou pouco frequentador de teatro”, explicou o antigo Presidente da República.
No final, o encenador estava bastante feliz com o resultado: “Foi um sucesso, excedeu todas as expectativas, o público está em delírio. Aqui choraram, riram e eu estou muito satisfeito por poder homenagear grandes personalidades da nossa cultura.”
Filipe La Féria convida personalidades a passar ‘Uma Noite em Casa de Amália’
Muitas caras conhecidas desfilaram pela passadeira vermelha estendida na Rua das Portas de Santo Antão e assistiram à estreia de mais um musical. No final, todos concordaram que esta foi uma noite especial, já que para muitos trouxe à memória a época que se viveu antes do 25 de Abril.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites