Hans Kristian Rausing, herdeiro da Tetra Pak, empresa que cria embalagens de leite e sumo para todo o mundo, foi condenado a 10 meses de pena suspensa depois de se ter declarado culpado pelo atraso do funeral da mulher, Eva Rausing, que morreu no passado dia 7 de maio, na mansão do casal em Belgravia, Londres. Hans Rausing terá de cumprir, ao longo dos próximos dois anos, um programa de reabilitação para superar a sua adição às drogas.
O juiz Richard McGregor revelou que o caso “ilustra os efeitos absolutamente devastadores das drogas”. O empresário manteve-se em silêncio durante quase toda a audiência, respondendo apenas ao seu nome e disse que se considerava “culpado” pelo impedimento do funeral de Eva Rausing.
Num comunicado lido durante a sessão, Hans Rausing, de 49 anos, admitiu não se recordar o que se passou com a sua mulher. “Fiquei muito traumatizado desde a sua morte. Não sei como morreu. Não me senti capaz de enfrentar a realidade. Vendo as coisas em perspetiva, não acredito que tenha agido de maneira racional”, pode ler-se. O médico de Hans declarou que este chegou a dizer-lhe: “Eu sei que vai parecer egoísta, mas não queria deixá-la ir”.
O corpo de Eva Rausing, de 48 anos, foi encontrado pela polícia dois meses depois da sua morte, a 9 de julho, em elevado estado de decomposição. As autoridades estavam a fazer um registo da residência após terem detido o seu proprietário, que conduzia sob o efeito de álcool e drogas.
O relatório apresentado durante a audiência refere que a morte ocorreu no início de maio e que, após a realização da autópsia, foram detetados vestígios de cocaína no organismo da mulher do herdeiro da Tetra Pak.
A vida de Eva e Hans ficou marcada pelo consumo de drogas. O casal tinha antecedentes criminais, já que em 2008 foi acusado de posse de grandes quantidades de droga, como crack, heroína e cocaína, em sua casa. No passado mês de abril, Eva Rausing foi detida depois de entrar na embaixada dos Estados Unidos em Londres com pequenas quantidades de droga.
O empresário e a mulher conheceram-se há 20 anos numa clínica de reabilitação nos Estados Unidos e têm quatro filhos. A fortuna do casal está avaliada em 7000 milhões de euros.
Herdeiro da Tetra Pak condenado a dez meses de pena suspensa
Hans Kristian Rausing viveu com o corpo da mulher, Eva Rausing, morta em casa durante dois meses.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites