Rita Mendes, de 35 anos, e Hugo Caetano, de 26, estavam juntos há seis meses quando descobriram que iam ser pais. Contudo, esta gravidez de surpresa não abalou a sua relação, e hoje a DJ tem a certeza de que “apareceu a pessoa que encaixa comigo.”
Aos seis meses de gravidez, a DJ e o assistente hospitalar e fotógrafo já sabem que vão ter uma menina, Matilde, que se irá juntar ao filho de Rita, Afonso Luz, que completa dois anos em outubro. A três meses do nascimento, previsto para novembro, Rita e Hugo contam-nos como têm construído a família feliz que são hoje.
– Como se estão a preparar para o nascimento da vossa filha?
Rita Mendes – Foi uma gravidez surpresa e tivemos de nos preparar para esta nova vida. Mudámos de casa, criámos uma nova estrutura e finalmente estou adaptada a esta nova realidade. Está a ser uma gravidez tranquila e diferente da do Afonso, porque o pai da bebé está comigo.
– Acredito que esse facto mude totalmente a forma como vive a gravidez…
– Está a ser como deve ser. O natural é que os pais estejam juntos durante a gravidez. Para mim, ser mãe solteira nunca foi uma opção, foram as circunstâncias da vida que assim o ditaram. E agora que já passou algum tempo, percebo que tomei a decisão certa em não ficar com o pai do Afonso por estar grávida. O Afonso é bem acompanhado pelo pai biológico e encontrei uma pessoa que também o acompanha muito. Desde sempre que queria ter uma família, mas até agora essa minha vontade ainda não se tinha realizado. Em dois anos, a minha vida mudou completamente. Antes era eu, eu e só eu. Agora somos uma família.
– A Rita e o Hugo estavam juntos há muito pouco tempo quando descobriram que estava grávida. Foi fácil para um casal ainda tão recente adaptar-se a esta realidade?
– A chegada de um bebé altera sempre tudo. Nós estávamos na fase do enamoramento, muito apaixonados, e a notícia de ir ter um bebé foi recebida como a continuação do nosso amor. Mas quando caímos em nós percebemos que a realidade vai mudar e a nossa projeção do que será o futuro alterou-se por completo.
Hugo Caetano – Foi uma surpresa saber que ia ser pai. A mãe da Rita dizia que isto era um namorico e agora vemos o que o namorico deu! [Risos] Sempre quis ser pai e quando soube que a Rita estava grávida pensei logo que seria um menino!
– O que é que a Rita e o Afonso trouxeram à sua vida?– Trouxeram uma mudança muito grande. Antes da Rita não levava as coisas muito a sério e estava a precisar de me dedicar àquilo que é realmente importante, como o amor e criar a minha própria família.
Rita – Eu também tenho muita sorte, porque a família do Hugo recebeu-me muito bem e a verdade é que ainda há algum preconceito, porque sou mais velha, tenho um filho e uma história que é pública, e nem toda a gente acha piada a isso. Os pais e os avós do Hugo têm sido pessoas fantásticas e tratam o Afonso como neto.
– Nos últimos anos, a Rita teve uma história emocional conturbada, com alguns desgostos amorosos pelo caminho. Acredito que a estabilidade que sente agora já fosse muito desejada…
– Sim! Muitas vezes acreditava que determinada história ia dar certo, porque queria mesmo acreditar que o meu desejo de ter uma família ia realizar-se. E agora apareceu a pessoa que encaixa comigo. Costumo dizer que o Hugo se meteu numa noite com uma miúda e ficou com uma família. Eu sou como um ovo Kinder: trago uma surpresa! [Risos]
– Já sabem que vão ter uma menina. Tinham alguma preferência em relação ao sexo do bebé?
Hugo – Saber que vamos ter uma menina é uma dor de cabeça.
Rita – Eles, os homens, sabem como foram para as meninas e não querem que façam o mesmo com as filhas.
Hugo – Pois, se calhar é isso. Se sair à mãe, assim tão bonita, vai ser um problema lá em casa. Ter um rapaz seria muito mais simples… [Risos] Mas a minha filha vai ser tratada como uma princesa. Quando soubemos que iria ser uma menina, sugeri logo que fosse Matilde, e a partir desse momento esqueci todos os planos que tinha para um menino.
Rita – O Afonso sempre disse que ia ter uma mana e agora já é a ‘Matita’. Eu estou contente por ter uma menina, porque já tenho o Afonso. Mas se fosse um rapaz, também adorava, porque estou a gostar muito de educar o meu filho. Tudo depende da personalidade da criança.
– Já pensaram como vai ser o parto? O Hugo gostava de assistir?
Hugo – Sim, quero assistir. Mas o mais importante é a Rita sentir-se confortável com o hospital e com a equipa.
Rita – Vou ter a Matilde na Clínica de Santo António, com a doutora Patrícia Veca, e estou muito segura da minha escolha. Para mim é importante ter o Hugo lá. Acho que o facto de ele assistir ao parto cria logo um vínculo especial com o bebé.
– As pessoas conhecem a Rita, mas pouco se conhece do Hugo. Como é que ele é no dia a dia?
– Quando conheci o Hugo, achei-o uma pessoa muito crítica e perfeccionista, o que é chato, porque eu sou muito descontraída. Esse equilíbrio é bom, mas às vezes também faz faísca. Mas desde o início que senti que o Hugo estava ali para mim, sempre me apoiou muito. Ele aceitou o Afonso e a minha forma de estar na vida.
– E o casamento, faz sentido na vossa relação?
Hugo – Já falámos sobre isso. Vivemos juntos, vamos ter um filho e só falta mesmo oficializar a relação! Mas, no fundo, o casamento seria só o assinar de papéis, porque já temos uma vida em comum.
Rita – Gostava de me casar e acho que faz sentido. Mas como normalmente sou espontânea e precipitada, sei que neste momento da nossa vida todos os passos têm de ser muito sérios. Eu estou a estruturar ainda a minha vida profissional, o Hugo também, e o casamento pode acontecer depois. Seria giro os filhos já assistirem ao nosso casamento, que é um momento muito simbólico.
Hugo – Há uns anos nunca pensaria em casar-me e hoje já penso nisso!
– A par da gravidez, a Rita tem agora outro novo desafio na sua vida…
– Sim, criei um blogue: barrigamendinha.blogspot.pt. Ainda está numa fase embrionária, mas quero que este projeto cresça. Fala da minha gravidez, das coisas que me aconteceram, tem crónicas e entrevistas de pessoas conhecidas que também estão grávidas, vai ter conselhos de especialistas… Já há muita coisa para bebés e mães, mas este blogue tem muito da minha experiência pessoal. E é para continuar depois da gravidez.
Rita Mendes e Hugo Caetano aguardam o nascimento da filha, Matilde
A três meses de serem pais, a DJ e o companheiro posaram para a CARAS.