![MG-CesariaEvora07.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/02/827875MG-CesariaEvora07.jpg)
Cesária Évora
Mário Galiano
A diva dos pés descalços é a segunda personalidade cabo-verdiana a ser homenageada com o seu nome numa rua em Saint-Denis, tal como, Amilcar Cabral, um dos grandes líderes africanos.
A Rua Cesária Évora exprime a vontade do município e dos habitantes de Saint-Denis em valorizar as mulheres que lutaram pelos direitos humanos. A rua situa-se no bairro Gare Confluences e vem juntar-se a nomes ilustres como os de Miriam Makeba, Rosa Park, Fátima Bledhar e Simone Bernier, aos quais foi igualmente reservado um espaço público.
Cesária Evóra já havia expressado a sua alegria face à existência da Avenue Amilcar Cabral em França. Assim, durante uma visita a Saint-Denis, em julho de 2011, manifestou o seu desejo em associar a sua imagem e pessoa às diversas acções de promoção da cultura de Cabo Verde que decorrem nesta cidade, desde há muitos anos.
Neste caso, a rua Cesária Évora para além de uma homenagem à diva, demonstra a forte relação que existe entre Cabo Verde e a cidade de Saint-Denis, onde existe uma grande comunidade de cabo-verdianos e franceses de origem cabo-verdiana, que ali vivem há décadas.
Recorde-se que a cantora morreu, aos 70 anos, a 17 de dezembro de 2011.